PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Galiza: Bolas de plástico cada vez mais próximas do Alto Minho – Capitania preocupada (veja o mapa)

9 Janeiro, 2024 - 13:29

475

0

Alerta ambiental.

A Capitania de Viana do Castelo revelou hoje estar “preocupada” e com “atenção redobrada” à possibilidade de a costa portuguesa ser afetada pelas minúsculas bolas de plástico que estão a dar à costa nas praias da Galiza, em Espanha.

 

Segundo a RTP, até ao momento não há registo destas pequenas esferas em praias de Portugal. 

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, na Galiza já lhe chamam “maré branca” e estabelecem-se paralelos com a tragédia ambiental provocada pelo Prestige, há duas décadas.

 

No todal, anunciou esta segunda-feira o Governo galego, o navio que navegava ao largo de Viana do Castelo perdeu 26.250 kg de bolinhas brancas

 

Ao mar caíram 1.050 sacos, com 25 kg cada um.

 

Estas bolinhas são popularmente conhecidas por lágrimas de sereia. Tratam-se de pellets de plástico, componentes em diversos produtos feitos à base deste material. 

 

Especialistas alertam que representam “um perigo imenso para o ecossistema marinho”.

O Ministério Público espanhol anunciou que abriu uma investigação para apurar eventuais responsabilidades.

 

Segundo a associação ecologista galega Noia Limpa, que cita dados do EU Monitor, estas bolas de plástico têm menos de 5 milímetros de diâmetro, são usadas na indústria de plásticos e estima-se que só no ano de 2019 se perderam no meio ambiente entre 52.140 e 184.290 toneladas.

 

 

Ponto de situação, ao final desta segunda-feira

[Fonte: NoiaLimpa]

Não sendo biodegradáveis, estas pequenas bolas, com os anos, fragmentam-se em nanopartículas, microplásticos que entram na cadeia alimentar marinha.

 

 

 

[Fotografia capa: NoiaLimpa]

Últimas