PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Autocarro despistou-se e fez sete mortos – Eis a causa do acidente

22 Setembro, 2023 - 01:21

2669

0

Tragédia aconteceu na noite de Natal.

Excesso de velocidade. Eis a causa que, segundo a imprensa galega, a Guardia Civil espanhola aponta após as investigações levadas a cabo ao acidente que, na noite de consoada do ano passado, fez sete mortos após um autocarro ter-se despistado e caído ao rio Lérez, na localidade de Cerdedo-Cotobade, na Galiza.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, o motorista do autocarro rejeitou desde logo o excesso de velocidade como causa para o acidente.

 

O homem, com 62 anos de idade, apontou “aquaplanagem” do veículo como única causa da tragédia.

 

Garantiu desde logo que fez a última curva a uma velocidade “inferior a 80 quilómetros por hora”. No entanto, disse, “a água corria como uma enchente naquele ponto”.

 

“O piso ficou escorregadio e as luzes de avaria no painel de bordo acenderam-se. O veículo ficou descontrolado”. Virou para a esquerda, depois para a direita e precipitou-se no vazio sem que o condutor nada pudesse fazer.

 

O autocarro caiu de uma altura de 29 metros.

 

Só que o relatório elaborado pelos especialistas a Equipa de Reconstrução de Acidentes de Trânsito (ERAT) conta uma história diferente.

 

No entanto, o documento não conta com os dados fornecidos pelo tacógrafo do veículo. Acabou por tornar-se irrecuperável após os danos sofridos neste acidente. As conclusões baseiam-se sobretudo no “depoimento de dois sobreviventes”.

 

 

 

[Fotografia: jornal Atlántico]

 

 

Queda de 29 metros

O autocarro caiu de uma altura de 29 metros. De acordo com a Guardia Civil, o motorista fez o teste de álcool e drogas e deu negativo.

 

O acidente ocorreu por volta das 21h20, quando o autocarro da empresa Monbus, da linha regular entre Lugo e Vigo, entrou em despiste e caiu ao rio.

 

O balanço final desta tragédia foi de sete mortos e dois feridos. 

.

 

 

 

[Fotografia: jornal Atlántico]

Últimas