PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Futuro lar para 30 idosos, avaliado em 2 milhões, deverá ser concluído até final do Verão

12 Abril, 2012 - 08:36

376

0

Até ao final do Verão deverá estar concluído o futuro lar de idosos do concelho de Melgaço. Trata-se de um projeto da Santa Casa da Misericórdia local, avaliado em cerca de dois milhões de euros, que pretende dar resposta a 30 utentes do concelho.

Até ao final do Verão deverá estar concluído o futuro lar de idosos do concelho de Melgaço. Trata-se de um projeto da Santa Casa da Misericórdia local, avaliado em cerca de dois milhões de euros, que pretende dar resposta a 30 utentes do concelho. As obras estão praticamente concluídas, segundo o provedor António Lima.

O novo edifício, localizado na vila, foi construído com “capitais próprios” e com uma comparticipação estatal de mais de 735 mil euros, no âmbito do Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

De referir que, para suportar a totalidade dos custos, a instituição teve ainda de contrair empréstimos bancários, no valor de 700 mil euros, já que a obra acabou por ficar mais cara do que o inicialmente previsto.

O futuro equipamento vem dar resposta a uma procura cada vez maior, já que Melgaço é, sobretudo, um concelho envelhecido. De acordo com António Lima, existe já uma lista de espera com cerca de 80 pedidos. O actual lar, também propriedade da Santa Casa e que alberga 55 idosos, é já insuficiente. O responsável refere que “todos os dias há casos novos”.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia melgacense, o incumprimento dos trabalhos pela empresa construtora está a atrasar o curso da obra, faltando apenas intervenções ao nível eléctrico e mecânico. António Lima fala em dificuldades financeiras por parte da entidade responsável pela obra que, a juntar às dificuldades de tesouraria da Santa Casa, têm motivado o incumprimento dos prazos previstos.

Ainda assim, António Lima acredita que a situação será resolvida a breve prazo e aponta o final do Verão como data possível para o término da obra.

Melgaço prepara-se para receber um novo lar de idosos, num investimento de perto de dois milhões de euros e com capacidade para três dezenas de utentes.

Últimas