Um jovem português ficou ferido após uma queda de 20 metros, enquanto esquiava fora de pista em Val d’Isère, no departamento francês da Saboia.
O episódio, segundo a France 3, aconteceu no passado domingo.
Segundo as equipas de emergência, o rapaz sobreviveu “quase por milagre”. Encontra-se estável, apesar de ter sofrido vários ferimentos.
“O jovem, de nacionalidade portuguesa, estava a passear com a sua família quando tentou explorar a borda do penhasco para encontrar a passagem para a pista conhecida como Moniteurs”, disseram os socorristas da estância de esqui à France 3.
“Uma pequena saliência partiu-se ou ele cometeu um erro técnico e caiu”, acrescentaram.
O jovem terá ainda batido numa rocha, antes de acabar numa encosta coberta de neve.
Uma testemunha, que viu a queda a partir de um teleférico, alertou imediatamente os serviços de emergência.
O jovem estava numa zona de difícil acesso, mas a equipa de socorro de Val d’Isère chegou ao local cerca de dez minutos após o acidente.
O esquiador português estava consciente, mas tinha sofrido um traumatismo craniano, uma fratura do úmero e tinha dores numa coxa e nas costas.
Após os primeiros socorros, foi transportado “em condições estáveis e não preocupantes” de helicóptero para o hospital de Bourg-Saint-Maurice.
Os socorristas aproveitaram para alertar que o esqui fora de pista nunca deve ser praticado de ânimo leve, uma vez que “o risco de avalanche não é o único” perigo.
Comentários: 0
0
0