PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Exames: Mais de metade dos alunos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo recebem apoio escolar

13 Outubro, 2012 - 08:32

226

0

Mais de metade dos alunos das escolas de Vila Real, Braga e Viana do Castelo recebiam apoio social escolar, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência, que apontam para 504.231 estudantes beneficiários no país.

Mais de metade dos alunos das escolas de Vila Real, Braga e Viana do Castelo recebiam apoio social escolar, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência, que apontam para 504.231 estudantes beneficiários no país.

No ano letivo de 2010/2011 existiam 1.142.011 alunos a frequentar o ensino básico e secundário. Destes, o Estado decidiu apoiar 504.231 estudantes, de acordo com uma análise realizada pela Agência Lusa com base nos dados disponibilizados pelo ministério.

Em média, 44,14% dos estudantes são apoiados mas, na maioria das regiões do país, o número ultrapassa a média nacional, principalmente no norte do país. No total, existem 388 escolas ou agrupamentos escolares espalhados pelo país onde mais de metade dos estudantes recebe apoios estatais.

Olhando para a situação por distritos, as escolas de Vila Real são as que têm mais alunos com apoios. São 55,14% do total de estudantes.

Braga é o segundo distrito, com 54,17% dos alunos apoiados, seguindo-se Viana do Castelo (52,98%).

Com pouco menos de metade dos alunos apoiados, as escolas do distrito do Porto têm 49,83% dos seus estudantes a receber ajuda estatal. Segue-se Viseu e Bragança, ambos com 47% dos seus alunos com ASE.

Já nas escolas de Portalegre, que no ano passado tiveram as piores médias nos exames do ensino básico e secundário, 45,98% dos alunos têm ASE, situação que coloca este distrito como o sétimo mais apoiado, num ranking que avalia os 18 distritos do continente.

No entanto, não poderá ser feita uma relação direta entre a percentagem de estudantes que recebem ajuda e as notas conseguidas nas provas. Prova disso é o caso de Setúbal, o distrito com menos alunos com ASE (36,41%) mas também o segundo pior no que toca à média nacional nos exames do ensino básico.

Évora e Santarém são os outros dois distritos com menos alunos apoiados (ambas com 38%). Évora, por exemplo, teve a 14ª média mais baixa nos exames do básico realizados no final de 2011.

Coimbra é o distrito que tem melhores médias nacionais nos exames do básico e secundário mas quase quatro em cada dez alunos têm ASE (39,30%).

Em Lisboa, o número de estudantes apoiado é três décimas superior ao de Coimbra (39,64%), e foi nas escolas desta zona que nesse mesmo ano foram conseguidas as segundas melhores médias nos exames do secundário.

No grupo dos cinco distritos com melhores médias encontra-se ainda Leiria (4º lugar no básico e secundário), onde quatro em cada dez alunos recebem apoio social escolar. Olhando apenas para a tabela dos distritos onde existem mais alunos com necessidades, Leiria surge em 13º lugar numa lista dos 18.

Entre os alunos de Aveiro que, no ano passado, conseguiram ter a segunda melhor média nacional nos exames do básico e a terceira melhor nas provas do secundário, também existem muitos estudantes carenciados. De acordo com uma análise feita pela Agência Lusa, 41,61% recebem ASE.

Últimas