PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Viana do Castelo

Esperança para Ângela. Hospital em Inglaterra já terá contactado IPO

12 Dezembro, 2025 - 16:41

3983

0

Em Manchester.

Acendeu-se uma luz de esperança para Ângela Pereira, jovem de Viana do Castelo internada no IPO do Porto com um grave problema de saúde.

 

Nas redes sociais, a jovem partilhou uma publicação da instagrammer Mafalda Araújo, a qual dá conta de que o National Aspergillosis Centre, em Manchester, Inglaterra, já entrou em contacto com o IPO do Porto.

 

Resta agora esperar para que os dois hospitais decidam novo rumo sobre o tratamento de Ângela.

 

 

 

 

Recorde-se que esta jovem vianense lançou há dias nas redes sociais um texto emotivo que emocionou o país.

 

Não pede dinheiro. Pede que a levem para uma outra unidade hospitalar onde os médicos tenham mais vontade de fazer algo por ela.

 

“Tenho 23 anos, sou uma jovem menina com uma vida pela frente, após realizar um transplante de medula em que tive diversas complicações, detetaram-me um fungo muito difícil de tratar. Um aspergiloma”, lê-se.

 

“Esse fungo está me a matar aos poucos. Aqui já não fazem mais nada por mim, desistiram de mim, retiraram me a medicação, deixaram de me fazer exames, para eles estou morta. Estou sem forças, ouvi hoje de um dos médicos “que é dar tempo ao tempo até que tudo se encerre””.

 

No entanto, Ângela não perde a esperança.

 

“Mas para mim existe uma grande vontade de viver, e uma esperança de que tudo vai ficar bem. Não vos peço dinheiro, apenas vos peço: Preciso a vossa ajuda, as vossas partilhas, uma segunda opinião e uma transferência para um hospital que me queira tentar tratar. Nada me levaria a fazer esta publicação, senão o desespero e o medo da morte. Peço a vossa ajuda como se fosse vossa irmã, vossa filha, de alguém muito querido por vocês”, conclui.

 

O aspergiloma, também conhecido como bola fúngica, é uma massa de fungos (geralmente Aspergillus) que se forma em cavidades pulmonares.

 

Embora possa ser assintomático, pode causar sintomas como tosse com sangue, febre, dor no peito ou perda de peso. 

 

O diagnóstico é feito com base em exames de imagem (radiografia, TC), que podem mostrar um sinal característico chamado “sinal do crescente aéreo”, e confirmada por provas laboratoriais.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]