Está a acontecer no concelho de Azpeitia, no País Basco, em Espanha. O executivo camarário anunciou a aplicação de uma taxa sobre os imóveis desabitados.
A iniciativa, que integra o programa municipal para a mobilização de casas vazias, aprovado a 24 de janeiro, surgiu face à escassez de casas para arrendar na cidade.
Segundo o Diário de Notícias, que cita a imprensa espanhola, existem nesta cidade do País Basco 563 apartamentos que estão vazios há mais de dois anos, segundo um levantamento realizado pela câmara municipal.
Assim, os proprietários de imóveis desabitados terão agora de pagar uma taxa anual de 10 euros por metro quadrado se quiserem manter as habitações fora do mercado, avança o El País.
A cobrança desta penalização foi comunicada por carta registada aos donos desses imóveis pela presidente da câmara, Nagore Alkorta.
A iniciativa deu resultados quase imediatos.
Em apenas três dias, aponta, o município que não tinha uma única casa para arrendar passou a ter quatro propostas disponíveis.
Este é o primeiro município basco a aplicar uma taxa sobre os apartamentos vazios, não existindo registo de casos semelhantes em Espanha.
Comentários: 0
0
0