PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

Espaço: Estes são os ‘pontinhos luminosos’ que vemos cá em baixo

7 Maio, 2021 - 23:57

553

0

PUB São lançados aos 60 de cada vez. Num foguete da SpaceX, a pilha de satélites é levada até à órbita da Terra. No momento mais preciso, é solta. Os […]

PUB

São lançados aos 60 de cada vez. Num foguete da SpaceX, a pilha de satélites é levada até à órbita da Terra. No momento mais preciso, é solta. Os satélites separam-se. Abrem um painel solar. Mas continuam agrupados. Formam uma fila. O tal comboio de estrelas que vemos cá em baixo e tanto furor tem feito desde que a Rádio Vale do Minho deu notícia de um avistamento recente em Melgaço.

Esta sexta-feira, houve novos avistamentos. Nas redes sociais há registos de Monção, Melgaço, Valença, Viana do Castelo e também no Baixo Minho como Barcelos e Braga.

 

Lançamento e largada de 60 satélites Starlink no espaço

[Vídeo: Raw Space]

 

 

Um outro momento em que mais uma pilha de satélites Starlink é largada em órbita

[Vídeo: CNET Highlights]

 

 

Como tudo se processa (em imagens virtuais)

[Vídeo: DR]

 

Existem até vários portais na internet onde é possível saber quando é que estes comboios de satélites poderão ser vistos em cada local do mundo. Um exemplo é o See a satellite tonight, onde o utilizador apenas tem de informar em que cidade está. A partir daí ficará a saber a hora provável dos próximos avistamentos.

 

 

São mais de 10 mil

 

 

Conforme referimos, estes pontos luminosos avistados por todo o país são os famosos satélites Starlink, que pertencem à empresa norte-americana SpaceX, liderada por Elon Musk.

A tecnológica está a criar uma constelação de satélites que tem como objetivo funcionar como uma rede de internet global fornecida a partir do espaço.

Nesta altura, já orbitam em torno da Terra mais de 10 mil destes satélites e o projeto pretende nos próximos anos ultrapassar os 40 mil. 

Não raras vezes, Portugal encontra-se na órbita desses equipamentos. Aconteceu, por exemplo, em novembro de 2019.

Conforme conta a revista Visão, houve avistamentos em cidades do Norte e do Centro do país – só que nessa altura ocorreram ao final da tarde, pelas 18h00.

Conta ainda a Visão que os avistamentos feitos em Portugal já tinham acontecido noutros países em maio desse ano, quando outro lote de satélites Starlink tinha sido lançado com sucesso para o espaço. Na altura, a linha de satélites foi avistada e registada em vídeo por um arqueologista holandês e “rastreador” amador de satélites.

Ainda de acordo com a Visão, a formação em linha reta dos satélites só acontece nos primeiros dias após o lançamento, já que depois os satélites começam a assumir órbitas diferentes e vão ocupar a posição definida pelos engenheiros da SpaceX para a criação da rede de internet espacial Starlink.

Apesar do “espetáculo” visual, o brilho dos satélites da Starlink já recebeu críticas da comunidade científica por poder prejudicar observações astronómicas.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB

Últimas