PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Destaques
Melgaço

Melgaço: Luzes ‘misteriosas’ avistadas no céu – “Moviam-se devagar… todas em fila”

5 Maio, 2021 - 15:24

5505

2

PUB “Parecem estrelas. Todas em fila. Moviam-se devagar e com espaços diferenciados entre elas”. O fenómeno foi presenciado por Bruno Ribeiro, funcionário nos estaleiros do Município de Melgaço, ao amanhecer […]

PUB

“Parecem estrelas. Todas em fila. Moviam-se devagar e com espaços diferenciados entre elas”. O fenómeno foi presenciado por Bruno Ribeiro, funcionário nos estaleiros do Município de Melgaço, ao amanhecer da passada segunda e também na terça-feira.

Em ambos os dias aconteceu à mesma hora. “Passavam poucos minutos das 5 da manhã e estava eu à porta do estaleiro com os meus colegas quando vimos aquelas luzes. Deslocavam-se de Espanha para cá”, contou à Rádio Vale do Minho.

No grupo houve quem colocasse a hipótese de serem aviões militares “mas estavam muito próximos e iam devagar demais para um exercício militar”. Drones também não podiam ser “dada a grande altitude a que circulavam”. Foram tiradas fotografias [duas fotos acima].

Ao amanhecer desta quarta-feira, Bruno Ribeiro esperava ver novamente mais objetos misteriosos vindos do lado de lá, mas o céu mais nublado não deixou. Optou então por enviar as duas imagens captadas à Rádio Vale do Minho.

 

 

Não. Não são OVNI’s

 

 

Mentiríamos se disséssemos que não ficamos surpreendidos com o relato feito. No entanto, após curta pesquisa na internet, o mistério foi (acreditamos nós) desvendado.

Tendo em conta a significativa semelhança com outras imagens captadas em vários locais do mundo, os pontos luminosos avistados em Melgaço são os famosos satélites Starlink, que pertencem à empresa norte-americana SpaceX, liderada por Elon Musk.

A tecnológica está a criar uma constelação de satélites que tem como objetivo funcionar como uma rede de internet global fornecida a partir do espaço.

Nesta altura, já orbitam em torno da Terra mais de 10 mil destes satélites e o projeto pretende nos próximos anos ultrapassar os 40 mil. 

Não raras vezes, Portugal encontra-se na órbita desses equipamentos. Aconteceu, por exemplo, em novembro de 2019.

Conforme conta a revista Visão, houve avistamentos em cidades do Norte e do Centro do país – só que nessa altura ocorreram ao final da tarde, pelas 18h00.

Conta ainda a Visão que os avistamentos feitos em Portugal já tinham acontecido noutros países em maio desse ano, quando outro lote de satélites Starlink tinha sido lançado com sucesso para o espaço. Na altura, a linha de satélites foi avistada e registada em vídeo por um arqueologista holandês e “rastreador” amador de satélites.

Em setembro do ano passado, mais avistamentos desta vez no Brasil.

 

 

Satélites da SpaceX avistados na Holanda em maio de 2019

[Vídeo: Vimeo / DR]

 

 

Ainda de acordo com a Visão, a formação em linha reta dos satélites só acontece nos primeiros dias após o lançamento, já que depois os satélites começam a assumir órbitas diferentes e vão ocupar a posição definida pelos engenheiros da SpaceX para a criação da rede de internet espacial Starlink.

Apesar do “espetáculo” visual, o brilho dos satélites da Starlink já recebeu críticas da comunidade científica por poder prejudicar observações astronómicas.

 

 

[Fotografias de capa: Bruno Ribeiro / Cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

PUB

Últimas