PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

Espaço: Entusiasmo pelas ‘luzes em fila’ varre o País – VÍDEOS extraordinários

7 Maio, 2021 - 00:16

1120

0

PUB Os satélites Starlink continuam a encantar de norte a sul do País. Depois da Rádio Vale do Minho ter dado conta da passagem das ‘luzes misteriosas’ em fila por […]

PUB

Os satélites Starlink continuam a encantar de norte a sul do País. Depois da Rádio Vale do Minho ter dado conta da passagem das ‘luzes misteriosas’ em fila por Melgaço, vão surgindo mais avistamentos de Norte a Sul.

Esta quinta-feira, conta o jornal O Minho, registaram-se avistamentos em Barcelos. Chegam vídeos extraordinários como é o caso das imagens feitas por Janet Serafim, em Boticas, Vila Real.

 

Avistamento ao princípio da noite desta quinta-feira, em Boticas, Vila Real

[Créditos: Janet Serafim]

 

 

Chegou também à redação da Rádio Vale do Minho um outro vídeo feito no Porto, da autoria de Filipe Carvalho.

 

 

Satélites da Space X filmados no Porto

[créditos: Filipe Carvalho]

 

Conta a página de facebook Meteo Trás os Montes – Portugal que foram ainda registados avistamentos em Mirandela, Chaves, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

 

 

Onda de entusiasmo

 

 

Uma onda de entusiasmo percorre agora o país por estes pontinhos luminosos que atravessam o céu, que surge depois da Rádio Vale do Minho ter dado conta da aparição dos mesmos em Melgaço.

No Alto Minho, os próximos dias vão ser pouco famosos para mais avistamentos. Avizinham-se muitas nuvens e chuva para os próximos dias. Mas não faltarão oportunidades.

Existem até vários portais na internet onde é possível saber quando é que estes comboios de satélites poderão ser vistos em cada local do mundo. Um exemplo é o See a satellite tonight, onde o utilizador apenas tem de informar em que cidade está. A partir daí ficará a saber a hora provável dos próximos avistamentos.

 

 

São mais de 10 mil

 

 

Conforme referimos, estes pontos luminosos avistados por todo o país são os famosos satélites Starlink, que pertencem à empresa norte-americana SpaceX, liderada por Elon Musk.

A tecnológica está a criar uma constelação de satélites que tem como objetivo funcionar como uma rede de internet global fornecida a partir do espaço.

Nesta altura, já orbitam em torno da Terra mais de 10 mil destes satélites e o projeto pretende nos próximos anos ultrapassar os 40 mil. 

Não raras vezes, Portugal encontra-se na órbita desses equipamentos. Aconteceu, por exemplo, em novembro de 2019.

Conforme conta a revista Visão, houve avistamentos em cidades do Norte e do Centro do país – só que nessa altura ocorreram ao final da tarde, pelas 18h00.

Conta ainda a Visão que os avistamentos feitos em Portugal já tinham acontecido noutros países em maio desse ano, quando outro lote de satélites Starlink tinha sido lançado com sucesso para o espaço. Na altura, a linha de satélites foi avistada e registada em vídeo por um arqueologista holandês e “rastreador” amador de satélites.

Ainda de acordo com a Visão, a formação em linha reta dos satélites só acontece nos primeiros dias após o lançamento, já que depois os satélites começam a assumir órbitas diferentes e vão ocupar a posição definida pelos engenheiros da SpaceX para a criação da rede de internet espacial Starlink.

Apesar do “espetáculo” visual, o brilho dos satélites da Starlink já recebeu críticas da comunidade científica por poder prejudicar observações astronómicas.

 

[Fotografia capa: Janet Serafim]

 

PUB

 

Últimas