PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

“Encontros” de Viana projetam 80 títulos e ensinam a fazer filmes com telemóvel

30 Abril, 2013 - 14:12

279

0

Cerca de 80 projeções e uma oficina para ensinar a fazer filmes com telemóveis são alguns dos destaques dos próximos “Encontros de Cinema” de Viana do Castelo, que arrancam na sexta-feira naquela cidade.

Cerca de 80 projeções e uma oficina para ensinar a fazer filmes com telemóveis são alguns dos destaques dos próximos “Encontros de Cinema” de Viana do Castelo, que arrancam na sexta-feira naquela cidade.

A 13.ª edição do evento, hoje apresentado publicamente, pretende “pôr toda a cidade a ver, a pensar e a falar sobre cinema”, através de nove dias de estreias, oficinas, debates e música, além da projeção cinematográfica “para todos os públicos”, anunciou a organização.

Os “Encontros” de Viana decorrem entre 03 e 11 de maio, com a projeção de cerca de 80 filmes, de várias categorias, em duas salas e um auditório da cidade. Alguns destes serão escolhidos dos 47 candidatos ao prémio “Primeiro Olhar”, uma secção competitiva do evento destinada a promover o documentarismo realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou por participantes em cursos de formação nessa área, de Portugal e da Galiza (Espanha).

A edição de 2013 conta com um apoio municipal que ronda os 25 mil euros e os constrangimentos financeiros obrigaram a organização, a cargo da AO Norte – associação local de produção e animação audiovisual -, “a mais trabalho e criatividade” mas “com menos dinheiro”.

“Nesta fase difícil achamos que era importante, essencial, dar continuidade aos ‘Encontros’. A programação mantém a sua coesão e foca-se mais uma vez na reflexão, na formação e no debate em torno do cinema e do audiovisual”, explicou Rui Ramos, da AO Norte.

Um dos destaques desta edição será a oficina “Faz um filme” que, durante o próximo fim de semana, vai ensinar a trabalhar áreas da linguagem audiovisual, técnicas de filmagem e edição a partir do telemóvel.

A ferramenta base será o próprio telemóvel e a formação, durante 13 horas, destina-se a jovens entre os 14 e os 16 anos que, no final, vão produzir um filme com uma duração máxima de um minuto.

“Estamos a falar de um desafio feito às escolas, por ser um público que queremos atingir”, sublinhou Rui Ramos.

No primeiro dia dos Encontros de Viana, na sexta-feira, realiza-se a Conferência Internacional de Cinema de Viana, que reúne naquela cidade investigadores da Galiza, Brasil e Portugal para discutir projetos relacionados com quatro temáticas centrais, como o cinema na escola; o cinema científico; documentário contemporâneo e novas tecnologias no cinema.

O encerramento acontece a 11 de maio, com Adolfo Luxúria Canibal a interpretar ao vivo “histórias” dos livros da Coleção “O Filme da Minha Vida”, no âmbito do projeto musical Estilhaços Cinemáticos, igualmente enquadrado nos “Encontros”.

Últimas