PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Empresa municipal que gere Parque Termal vai continuar a funcionar

31 Janeiro, 2013 - 10:01

239

0

A Câmara de Melgaço vai manter em funcionamento a empresa municipal responsável pela recuperação e gestão do Parque Termal do Peso por esta não representar “qualquer risco financeiro”, disse hoje fonte autárquica.

A Câmara de Melgaço vai manter em funcionamento a empresa municipal responsável pela recuperação e gestão do Parque Termal do Peso por esta não representar “qualquer risco financeiro”, disse hoje fonte autárquica.

“Vai continuar tal como está, não tem problema nenhum à luz da nova legislação. Além disso, é uma empresa que se prevê que seja rentável nos próximos tempos, que está a fazer investimentos e que não tem prejuízos”, afirmou à agência Lusa o autarca de Melgaço.

Trata-se de uma empresa cuja constituição foi aprovada em 2010 e na qual o município detém 51% do capital social, cabendo os restantes 49% ao grupo privado Casais.

“No acordo parassocial que fez parte do concurso público internacional que lançámos, ficou previsto que se se registassem resultados negativos o município não participaria. Por isso, a gestão é essencialmente privada, os lucros também e não corremos qualquer risco financeiro”, sustentou Rui Solheiro.

O autarca comentava assim a aplicação, até final de fevereiro, da nova lei que sobre o Setor Empresarial Local que prevê o encerramento das empresas municipais cujas despesas sejam superiores a 50% das receitas ou que registem prejuízos há mais de três anos.

No caso de Melgaço está em causa um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros, já em fase final de conclusão, para a requalificação integral do Parque Termal do Peso, em estado de degradação total, assim como a sua gestão futura. O balneário principal do parque termal de Melgaço está mesmo fechado há uma década e os tratamentos chegaram a ser realizados num prefabricado.

“O investimento envolveu uma comparticipação comunitária de 80% e a componente nacional foi assumida pelos privados. A Câmara só fez o investimento relativo aos arranjos exteriores”, sublinhou ainda Rui Solheiro.

A reabertura do Parque Termal do Peso, que continuará a ser gerido pela mesma empresa municipal, está prevista para abril deste ano, exploração que se deverá manter até 2035, com possível prorrogação até 2045.

Uma das apostas do novo equipamento será a área da terapia, especialmente no tratamento da diabetes, uma vez que as águas termais do concelho são “recomendadas” para o combate a essa patologia, além da vertente do lazer.

A gestão daquele parque esteve, nos últimos anos, nas mãos da Unicer, que em 2010 o concessionou à Câmara de Melgaço.

A requalificação em curso desde 2011 engloba a intervenção no balneário, nas duas fontes, na casa do guarda e em toda a zona envolvente, numa área de 60 hectares.

Últimas