PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Empreitada da Biblioteca Municipal em concurso público. Projeto sofreu alterações para reduzir custos

5 Abril, 2012 - 08:28

199

0

A construção da nova Biblioteca Municipal de Caminha está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade. O executivo já aprovou a abertura do concurso para a respetiva empreitada, cujo preço máximo de adjudicação pode atingir os 950 mil euros.

A construção da nova Biblioteca Municipal de Caminha está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade. O executivo já aprovou a abertura do concurso para a respetiva empreitada, cujo preço máximo de adjudicação pode atingir os 950 mil euros.

O projeto, cofinanciado em 80%, do valor elegível pelo FEDER, sendo a restante quantia suportada pelo Município, vai avançar no terreno no mês de Junho.

Tendo em conta a atual conjuntura económica, a Câmara alterou o projeto da Biblioteca, no sentido de reduzir nos custos da obra e da manutenção do edifício. O antigo projeto estava orçado em 1,8 milhões de euros, tendo sido reduzido para quase metade do valor inicial.

Assim, o piso -1 (cave) foi suprimido, já que era a área mais onerosa, no que respeita ao investimento inicial e à manutenção a longo prazo. De referir, ainda, que a sala polivalente, os sanitários de apoio, os gabinetes de trabalho, o gabinete de informática e a sala de reuniões, deixaram de ter lugar neste edifício, e passaram para o edifício onde se encontra a atual biblioteca infantil.

Com uma previsão para a abertura de portas agendada para os primeiros meses de 2013, o vereador da cultura destaca um equipamento moderno, funcional e capaz de responder ao perfil dos novos utilizadores destes espaços.

Paulo Pereira diz que este novo equipamento vai adaptar-se à nova realidade em que as novas tecnologias predominam, mas sempre com o objetivo de ser um estímulo para a promoção do livro e da leitura.

Para além de ser importante para a diversificação e enriquecimento da oferta cultural no concelho, esta obra vai contribuir para a requalificação do centro histórico da vila de Caminha.

Paulo Pereira revela que o atual edifício onde está localizada a biblioteca vai servir para alargar o Museu Municipal, no sentido de ter um espaço mais adequeado para dar a conhecer o património histórico e cultural da vila.

O novo projeto da Biblioteca Municipal de Caminha é constituído por dois pisos, e está totalmente desenvolvido e validado segundo a tipologia da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Últimas