A equipa EmBarca Juvenil, da Escola Secundária de Ponte da Barca, foi a grande vencedora da 2ª edição do Prémio Diário da República.
“Leis, Câmara, Ação: cria o Diário da República do futuro” foi o nome do prémio que desafiou os jovens estudantes do ensino secundário a criarem um pequeno filme onde pensem sobre o Diário da República (DR) do presente e imaginem o do futuro.
Promovida pela Unidade do Diário da República da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o alto patrocínio da Presidência da República, a iniciativa teve por objetivo “envolver uma parte da população habitualmente menos atenta às características do Diário da República e nem sempre sensibilizada para a necessidade de conhecimento das leis enquanto condição de exercício em pleno da cidadania“, referiu em nota de imprensa.
Os vídeos teriam de ter um máximo de três minutos e devem lançar ideias para tornar o Diário da República “mais inovador e próximo daqueles que serão os adultos de amanhã”, tendo por base as questões “O que é o Diário da República hoje?” e “Como vejo o Diário da República do futuro?”.
Os alunos do ensino secundário foram desta forma desafiados a dar resposta a algumas perguntas como a de o que é que gostavam de encontrar na página do DR, como pode a publicação aproximar-se mais dos jovens, se é preciso menos texto e mais imagens, vídeos ou chatbots.
Os trabalhos teriam de ser realizados por alunos da mesma escola, em grupos de dois a 30 alunos, acompanhados por, pelo menos, um professor orientador.
[Fonte: Município Ponte da Barca]
Veja o vídeo vencedor:
A equipa vencedora vai ser premiada com uma visita organizada às instalações da Presidência do Conselho de Ministros, da Assembleia da República, da Presidência da República e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, estando incluída a viagem, seguro, alojamento, pequeno-almoço e jantar.
Aos vencedores, bem como à sua biblioteca escolar, será ainda entregue um conjunto de livros editados pela INCM.
O júri foi presidido por Isabel Alçada (professora e escritora) e conta ainda com Diana Duarte (comunicadora) e Miguel Assis Raimundo (professor e advogado).
Comentários: 0
0
0