PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte de Lima

Em Ponte de Lima ‘serrou-se a velha’ (isto repete-se há 300 anos!)

7 Março, 2024 - 21:45

694

0

Povo reuniu-se para a Serrada da Velha.

Ponte de Lima foi palco esta quarta-feira de mais uma edição da Serrada da Velha. Uma tradição tão antiga cuja origem exata permanece desconhecida. Terá, pelo menos, 300 anos de existência.

 

Conforme explica a Associação Cultural Unhas do Diabo, é um costume que existe também noutras localidades sendo “popularmente designada […] de serrar, serrage(m), sarra(i)ge,
serradela, serra, em Ponte de Lima ela é vulgarmente conhecida por serrada da velha”.

 

“É uma antiga tradição popular, integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação, havendo uma multitude de leituras do fenómeno: crítica a tudo o que é velho e a sua destruição para dar lugar ao novo; tipo de celebração da “expulsão da morte”“, explica.

 

Durante o cortejo, as atenções centram-se na figura de uma velha [boneca] que “resume os males do grupo”.

 

A tradição culmina com a queima da velha.

 

 

 

Veja a galeria [Município Ponte de Lima]:

 

 

A comprovar a antiguidade deste ritual em Ponte de Lima, refere ainda aquela associação, “refira-se a existência, na sacristia do Convento de Santo António dos Frades (Museu dos Terceiros), junto a uma janela voltada a sudoeste, de um azulejo datável de fins do século XVII que mostra uma figura vestida à moda da corte com um pau na mão, no qual está enfiado um boneco representando uma velha”.

 

Outra evidência são “quadras cantadas noutros tempos pelos rapazes de Ponte de Lima, durante a deambulação pelas ruas da vila apregoava: «Olha o balão, Olha o balãozinho. Olha (seguia-se o nome da visada), enfiada num pauzinho»“.

 

 

[Fotografia capa: Município Ponte de Lima]

Últimas