PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Em Caminha há uma praia sem poluição (pelo menos) desde 2021

17 Maio, 2024 - 10:10

120

0

Zero Poluição.

A praia do Forte do Cão, em Caminha, voltou este ano a ser distinguida como praia Zero Poluição, anunciou a associação ambiental Zero.

 

É uma das duas praias do Alto Minho distinguidas este ano com o estatuto. A outra praia é a de Afife, em Viana do Castelo.

 

Segundo a SIC Notícias, a associação ambientalista Zero reconheceu 59 praias Zero Poluição em 31 concelhos do continente e ilhas da Madeira e Açores, mais cinco praias que em 2023 e, pela primeira vez, duas águas balneares interiores.

 

Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

 

Os ambientalistas salientam ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

 

Uma praia Zero Poluição é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente,em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2021, 2022 e 2023), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).

 

Consulte AQUI a lista completa das 59 praias Zero Poluição 2024

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas