PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Eixo Atlântico: Ministro da Economia convidado para assembleia-geral dos 20 anos

31 Janeiro, 2012 - 17:04

175

0

O ministro da Economia português, Álvaro Santos Pereira, foi convidado, esta semana, para estar presente na próxima assembleia-geral do Eixo Atlântico, que se realiza em fevereiro, disse à Lusa fonte da comissão executiva daquele órgão.

O ministro da Economia português, Álvaro Santos Pereira, foi convidado, esta semana, para estar presente na próxima assembleia-geral do Eixo Atlântico, que se realiza em fevereiro, disse à Lusa fonte da comissão executiva daquele órgão.
A fonte sublinhou a “importância” deste convite, pelo facto de se tratar do ministro com a tutela dos dois casos que têm marcado a agenda do Eixo Atlântico, que reúne as 34 maiores cidades da Galiza e do Norte de Portugal.
“Tem a tutela das SCUT e das portagens, que tanto têm dificultado a ligação entre as duas regiões, assim como o tema da modernização da linha entre Porto e Vigo”, explicou a mesma fonte.
No caso das portagens, o Eixo já veio a público apelar à criação de uma área de “transnacionalidade”, num raio de 100 quilómetros a partir da fronteira, sem cobrança, nos dois países.
Na ligação ferroviária entre Porto e Vigo, as duas maiores cidades que integram o Eixo, aquele órgão tem defendido um investimento que poderá rondar, “no máximo”, 180 milhões de euros, na modernização e eletrificação da Linha do Minho.
Asseguram os responsáveis do Eixo que “existe dinheiro” para esta obra, em termos de fundos comunitários, que podem cobrir “até 95 por cento” do investimento total.
“Para uma obra a três anos, estamos a falar de três milhões de euros por ano para ganharmos um serviço de velocidade alta, competitivo e cómodo”, sublinha a fonte.
A assembleia-geral do Eixo Atlântico vai decorrer em Viana do Castelo, a 16 de fevereiro, e servirá para formalmente marcar a posse do novo presidente daquele órgão, José Maria Costa, eleito para o mandato de 2012 a 2013, sucedendo nas funções ao alcaide galego de Vigo, Abel Caballero.
O socialista, presidente da Câmara de Viana do Castelo, terá como vice-presidente o alcaide de Monforte de Lemos, Severino Rodriguez.
Esta reunião magna dos 34 autarcas do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular acontece quando passam 20 anos sobre a sua constituição.
Com uma linha de fronteira entre Norte de Portugal e Galiza de 100 quilómetros, o Eixo Atlântico tem um orçamento para o ano de 2012 de 4,3 milhões de euros e lidera onze projetos de investimento nos dois territórios, com comparticipação de fundos comunitários, nas áreas do Desenvolvimento Sustentável, Tecnológico e Inclusivo.

Últimas