PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Direção dos bombeiros de Vila Praia de Âncora apresentou demissão

1 Maio, 2013 - 07:53

298

0

A direção Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora pediu a demissão após vários dias de conflito com o corpo ativo da corporação, disse à Lusa o presidente da assembleia-geral daquela associação humanitária.

A direção Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora pediu a demissão após vários dias de conflito com o corpo ativo da corporação, disse à Lusa o presidente da assembleia-geral daquela associação humanitária.

“Confirmo que os elementos da direção entregaram-me o pedido de demissão ontem [segunda-feira]. Entretanto já estão marcadas eleições para 17 de maio”, acrescentou José Luís Presa, acreditando que estão agora criadas condições para a atividade da corporação “voltar à normalidade”.

Desde 20 de abril que os bombeiros voluntários de Caminha estavam a assegurar o socorro no vale do Âncora, tendo em conta a “indisponibilidade” comunicada pelos elementos da corporação local, que estavam em litígio com a direção.

As operações de socorro de pessoas e bens que eram asseguradas pelos bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora estiveram mais de uma semana a cargo da outra corporação do concelho de Caminha.

Em comunicado distribuído na ocasião à população de Vila Praia Âncora, os cerca de 20 elementos do corpo ativo da corporação justificaram esta posição com a decisão, da direção agora demissionária, de não renovar a comissão do comandante Manuel Verde Rei, naquelas funções desde abril de 2008.

“O entendimento da direção era que a nomeação seria para cinco anos e que não devia ser renovada. Verificou-se depois que para ser substituído, tendo em conta os regulamentos, seria pelo elemento mais antigo, que era o próprio, sendo portanto uma situação caricata”, explicou o presidente da assembleia-geral daquela associação humanitária.

Para José Luís Presa, a demissão da direção, que acontece “cerca de um mês antes de terminar o mandato”, permitiu o regresso dos elementos do corpo ativo ao serviço.”Vamos agora esperar que apareçam listas para os órgãos diretivos, de forma a continuar o trabalho desta associação que é quase centenária”, disse ainda.

Nos últimos dez dias, os voluntários de Âncora não prestaram serviço de socorro, mas o transporte pré-hospitalar de emergência médica foi assegurado pelos quatro bombeiros profissionais da corporação. 

Últimas