PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Dia Europeu do Enoturismo: Monção e Melgaço dão a conhecer vasta oferta turística aliada ao Alvarinho

15 Outubro, 2012 - 08:44

172

0

Provas de vinho, visitas a adegas, entradas gratuitas aos museus e teatro são algumas das atividades agendadas pelos municípios de Monção e Melgaço para assinalar, a 11 de Novembro, o Dia Europeu do Enoturismo.

Provas de vinho, visitas a adegas, entradas gratuitas aos museus e teatro são algumas das atividades agendadas pelos municípios de Monção e Melgaço para assinalar, a 11 de Novembro, o Dia Europeu do Enoturismo.

O vice-presidente do executivo melgacense explica que, sendo esta sub-região produtora de vinho Alvarinho, esta efeméride não podia deixar de passar em branco.
Manoel Baptista sublinha uma oportunidade de conhecer a ampla oferta vinícola e gastronómica, valorizando a marca e identidade do território e de todo o trabalho que tem sido realizado.

Este dia é assinalado com um programa comum e outro específico nos dois concelhos, uma vez que integram a Rota do Vinho Alvarinho. E porque, nas palavras de Manoel Baptista, é em conjunto que se consegue afirmar o nome deste produto, nomeadamente numa altura em que a exportação do vinho tem vindo a colher os seus frutos. Aliás, países como os Estados Unidos da América, concretamente na zona da Califórnia, e a Austrália, renderam-se ao Alvarinho e têm procurado produzir este registo português.

O programa apresenta duas visitas aos centros históricos destas vilas minhotas, que fazem da casta Alvarinho uma das principais bandeiras da região.

No próximo dia 11 de Novembro, comemora-se o Dia Europeu do Enoturismo e as duas vilas irmãs lançaram um vasto programa. Desde logo com visitas guiadas aos dois centros históricos. Para além disso, possibilitam a entrada gratuita na rede de museus. Em Melgaço é possível visitar a Torre de Menagem, o Museu do Cinema e Memória e Fronteira, ao passo que em Monção é possível visitar a Casa Museu de Monção/Universidade do Minho e ainda o Centro Interpretativo de Castro São Caetano.

O Solar do Alvarinho (Melgaço) e o Paço do Alvarinho (Monção) abrem as portas a provas de vinhos, tal como as adegas aderentes da Rota do Alvarinho possibilitam a realização de visitas. No total são seis adegas (cinco em Melgaço e uma em Monção).

Por último, também com entrada livre, o Centro de Artesanato Artes Rosa Maria apresenta a peça de teatro – ‘Passvite’ performance gastronómica. As marcações podem ser realizadas até ao dia 9 de Novembro no Solar e no Paço do Alvarinho.

Últimas