PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Dia Europeu do Enoturismo: Monção e Melgaço dão a conhecer vasta oferta turística aliada ao Alvarinho

10 Novembro, 2012 - 08:31

143

0

As autarquias de Monção e Melgaço unem-se na divulgação do vinho Alvarinho, organizando, para este domingo, Dia Europeu do Enoturismo, um programa conjunto destinado a promover aquele produto endógeno da sub-região.

As autarquias de Monção e Melgaço unem-se na divulgação do vinho Alvarinho, organizando, para este domingo, Dia Europeu do Enoturismo, um programa conjunto destinado a promover aquele produto endógeno da sub-região.

Provas de vinho, visitas a adegas, entradas gratuitas aos museus e teatro são algumas das atividades agendadas.

O vice-presidente do executivo melgacense explica que, sendo esta sub-região produtora de vinho Alvarinho, esta efeméride não podia deixar de passar em branco.

Manoel Baptista sublinha uma oportunidade de conhecer a ampla oferta vinícola e gastronómica, valorizando a marca e identidade do território e de todo o trabalho que tem sido realizado.

Este dia é assinalado com um programa comum e outro específico nos dois concelhos, uma vez que integram a Rota do Vinho Alvarinho. E porque, nas palavras de Manoel Baptista, é em conjunto que se consegue afirmar o nome deste produto, nomeadamente numa altura em que a exportação do vinho tem vindo a colher os seus frutos. Aliás, países como os Estados Unidos da América, concretamente na zona da Califórnia, e a Austrália, renderam-se ao Alvarinho e têm procurado produzir este registo português.

Entre as 10h00 e as 15h00, o programa integra visitas guiadas aos centros históricos das duas localidades raianas com entradas gratuitas em espaços culturais como Torre de Menagem, Museu do Cinema e Museu de Memória e Fronteira (Melgaço) e Casa Museu de Monção/UM e Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano (Monção).

Entre as 11h30 e as 16h30, estão previstas provas de vinho no Paço do Alvarinho, em Monção, e Solar do Alvarinho, em Melgaço.

Das15h00 às 17h00 decorrem visitas guiadas às adegas cooperativas da Rota do Alvarinho. O programa termina pelas 21h30 com a apresentação da performance gastronómica “Pass-Vite”, da Comédias do Minho. O espetáculo, com entrada gratuita, realiza-se no Centro de Artesanato Artes Rosa Maria, em Melgaço.

Últimas