PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Crise não pode abrandar investimento na Educação – Presidente da República

15 Maio, 2013 - 16:09

248

0

Cavaco Silva reconheceu que a generalização do acesso ao ensino superior foi “uma das mudanças mais fortes” dos últimos 20 anos em Portugal, a qual tem sido acompanhada de uma progressiva e “substancial” redução na taxa de abandono e insucesso escolar.

O Presidente da República afirmou hoje que o investimento na Educação em Portugal não pode abrandar, apesar da crise financeira, exortando à criação de condições que permitam travar a saída de jovens formados do país.

“Mesmo nos tempos de maior dificuldade não podemos abrandar no investimento em Educação”, sublinhou Cavaco Silva durante a intervenção oficial na inauguração das novas instalações da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) de Melgaço.

“Se há prioridade que nós temos de manter, para além daquilo que é o apoio aos mais desfavorecidos da nossa sociedade, é o investimento em Educação. Estamos a construir o futuro e se o presente é difícil nós temos de ter esperança de um futuro que é melhor, mais auspicioso, do que aquele que a geração presente conhece”, disse ainda.

Cavaco Silva reconheceu que a generalização do acesso ao ensino superior foi “uma das mudanças mais fortes” dos últimos 20 anos em Portugal, a qual tem sido acompanhada de uma progressiva e “substancial” redução na taxa de abandono e insucesso escolar.

“Mas temos ainda muito, muito a fazer”, apontou.

“É óbvio que temos de criar as oportunidades para que [os jovens] não sejam tentados a ir colocar o investimento que fizemos neles ao serviço de outras paragens. Nós queremos, de facto, criar as condições para que eles fiquem no nosso próprio país”, acrescentou.

As novas instalações da ESDL de Melgaço representaram um investimento de 4,5 milhões de euros. Naquela escola funciona desde 2005 a licenciatura de Desporto e Lazer, curso frequentado por 150 alunos para um total de cerca de uma dezena de docentes. No próximo ano letivo deverá avançar um mestrado na mesma área.

Trata-se de uma das seis escolas do IPVC – espalhadas ainda por Viana do Castelo, Valença e Ponte de Lima -, instituição que assinala hoje o 27.º aniversário, estando projetada para, no futuro, receber 500 alunos.

As novas instalações da escola de Melgaço, com onze salas de aula, três ginásios/laboratórios, auditório e biblioteca, entre outros equipamentos, resultaram de um investimento de 4,5 milhões de euros, suportado em 85% por fundos comunitários.

A ESDL de Melgaço insere-se no Complexo Desportivo Monte Prado, instalado junto ao centro da vila, hoje um dos mais procurados do norte, recebendo equipas nacionais e internacionais de várias modalidades, nomeadamente em estágios, sendo peça central na atividade daquela escola para as aulas práticas.

Últimas