Menu

+

0

0

Vale do Minho

Coura entre os concelhos da região onde o desemprego mais aumentou. Melgaço tem realidade diferente

28 Setembro, 2010 - 10:17

195

0

Paredes de Coura é um dos municípios que registou uma subida superior a 20 por cento nos últimos três meses de 2010. Cenário diferente em Melgaço. O concelho tem registado uma diminuição sustentada de desempregados.

Há concelhos do distrito de Viana do Castelo onde a taxa de desemprego aumentou mais de 20 por cento no segundo trimestre deste ano, mas a fronteira minhota com a Galiza já tem mehlores notícias com o desemprego a cair. Análise expressa no relatório Norte Conjuntural, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Por exemplo, dois concelhos do interior do Alto Minho, duas realidades de emprego.
Segundo o documento, Paredes de Coura é um dos municípios que registou uma subida superior a 20 por cento nos últimos três meses de 2010. Dados que apanham de surpresa o autarca local, porque de acordo com Pereira Júnior, o concelho está a receber a instalação de mais empresas e "até há casos de empresas com dificuldades em contratar mão-de-obra".

Cenário diferente em Melgaço. O concelho tem registado uma diminuição sustentada de desempregados. Sem grandes empresas, a autarquia liderada por Rui Solheiro tem apostado no património histórico, cultural e ambiental colocando-o ao serviço do desenvolvimento económico. Um processo mais lento, mas com resultados à vista.

Nos últimos dois anos, e segundo dados da União de Sindicatos de Viana do Castelo, a região do Alto Minho contabilizou quatro mil desempregados.

Últimas