PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Confraria da Lampreia do rio Minho constituída formalmente sexta-feira

21 Março, 2012 - 09:36

221

0

A assinatura da escritura no cartório notarial representa o princípio de todo este processo, que a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho espera que se consolide junto de empresários, câmaras, associações e a população em geral.

Está agendada para sexta-feira a constituição formal da Confraria da Lampreia do rio Minho.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, em Pontevedra, pela responsável da Adriminho, Ana Paula Xavier, durante a cerimónia de entrega do prémio na categoria de “projeto turistico que reforça a origem de um produto”, atribuído pela Associação de Jornalistas e Escritores de Turismo da Galiza e pela Entidade de Hotelaria e Turismo galego, à iniciativa “Lampreia do rio minho – Um Prato de Excelência”.

A assinatura da escritura no cartório notarial representa o princípio de todo este processo, que a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho espera que se consolide junto de empresários, câmaras, associações e a população em geral.

Ana Paula Xavier diz que após este passo, vão ser enviados convites para os potenciais interessados a integrar esta confraria. Seguidamente deve ser agendada uma Assembleia-Geral de constituição da confraria com a tomada de posse dos respetivos orgãos sociais.

Presente na cerimónia da entrega deste prémio à iniciativa “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência”, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, um dos seis municípios integrantes, diz que todos estão entusiasmados “na tarefa de divulgar a lampreia e promover a região”.

José Manuel Carpinteira realça ainda o reconhecimento galego para este projeto, “importante para consolidar futuras estratégias turísticas”.

Até ao final do ano, a Confraria da Lampreia do rio Minho deve ficar formalizada para estar no terreno em 2013. Trata-se de um projeto antigo que só agora dá os primeiros passos, depois de ultrapassados vários obstáculos e de ter sido realizado um trabalho base “muito importante”.

O traje da futura Confraria da Lampreia do Rio Minho está a ser desenhado pela estilista minhota Orquídea Silva. Pretende-se algo inovador para que também sirva de alavanca na divulgação de todo o património gastronómico, e cultural da região.

Recorde-se que os objetivos da futura confraria na divulgação da lampreia do rio Minho, visam não só a dimensão gastronómica, mas também a cultural e científica.

Quanto aos confrades, o ideal seria meia centena de aderentes, em que metade deveriam ser restaurantes. Por outro lado, pretende-se ainda que esta nova estrutura associativa privada, e sem fins lucrativos, venha a integrar os seis ajuntamentos galegos que fazem fronteira com o Vale do Minho, e ainda as associações de pescadores dos dois lados do rio Minho, por ser “um troço internacional”.

Últimas