Com o intuito de envolver a comunidade escolar dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a promover o Concurso Escolar “Alto Minho 2020”, desafiando os alunos a imaginar o futuro da região através de várias formas de expressão artística.
A decorrer ao longo do presente ano lectivo 2011/2012, esta iniciativa procura fomentar nos alunos, em conjunto com os seus professores e o apoio das famílias, a reflexão crítica e a projecção de um futuro desejável para a região onde vivem, como explica uma das responsáveis pelo processo Alexandrina Monteiro.
Para o desenvolvimento do concurso escolar, a CIM Alto Minho conta com a colaboração dos agrupamentos e directores de escolas, que assumirão um papel fundamental na orientação e concretização dos trabalhos, que poderão ser realizados por uma turma ou um grupo de alunos desde o primeiro ciclo ao ensino secundário e profissional. Através da realização de uma ilustração (pintura ou desenho), de uma primeira página de jornal ou de um vídeo sobre o Alto Minho em 2020, todos os alunos podem participar.
O Concurso Escolar Alto Minho 2020 assume três escalões de participação, o desafio “Ilustração Alto Minho 2020”, destinado ao 1º ciclo; o desafio “Jornal Alto Minho 2020”, dirigido ao 2º e 3º ciclos e ensino profissional; e o desafio “Vídeo Alto Minho 2020”, para o ensino secundário e profissional. Todos eles com prémios, que serão entregues no final de Maio. E já conta com o apoio da Escola Superior Gallaecia, da Europac Viana do Castelo, da Caixa de Crédito Agrícola e da TMN.
Esta iniciativa é promovida no contexto da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”, que irá traçar as principais linhas de intervenção para o território nos próximos 10 anos, em domínios como a competitividade económica, a sustentabilidade ambiental, ou a coesão social e territorial, iniciado em Outubro de 2011.
Ao longo deste novo ano e do primeiro trimestre de 2013, a CIM Alto Minho quer apostar e dinamizar um processo de participação alargada, onde todos os cidadãos serão desafiados a assumir um papel activo na definição de uma estratégia de futuro para o Alto Minho.
Comentários: 0
0
0