PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Comissões de utentes falam em "precipitação" face à aplicação de portagens nas SCUT este ano

15 Março, 2010 - 15:13

286

0

As comissões de utentes contra as portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) consideraram hoje que o Governo "estará a precipitar-se" ao afirmar que cobrará portagens em 2010. Movimento de cidadãos reafirmam luta e marcam reunião para o próximo sábado.

As comissões de utentes contra as portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) consideraram nesta segunda-feira que o Governo "está a precipitar-se" ao afirmar que cobrará portagens em 2010.
Em entrevista ao "Jornal de Notícias", publicada na edição de hoje, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirma que a cobrança de portagens nas SCUT do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral arranca este ano.
Teixeira dos Santos refere que "os pórticos já são visíveis e em termos de quadro legislativo as iniciativas necessárias já foram tomadas", sustentando que "os obstáculos quer logísticos quer legais que pudessem existir estão ultrapassados".
Não satisfeito com esta intenção, Jorge Passos, responsável pelo Movimento Naturalmente Nao às Portagens na A28, constesta a introdução de portagens na SCUT Litoral Norte e fala em "precipitação" por parte do executivo.
Descontente, a comissão de utentes promote voltar a reunir-se neste sábado para avaliar as declarações. Mas garante que a luta continua e novas accções serão postas em marcha. Jorge Passos deixa, no entanto, o apelo à população para que se una em protesto contra a intenção de portajar a A28.
Também em declarações à Lusa, o porta voz desses movimentos, José Luís Ferreira, afirmou que "há alguma precipitação" por parte do Governo, uma vez que ainda "há uma série de elementos que não estão esclarecidos e definidos" para que seja possível arrancar com a cobrança de portagens nas SCUT este ano.
José Luís Ferreira referiu que "ainda não existe regulamentação relativa aos ships de matrícula", o sistema de cobrança de portagens que tem sido apontado para aplicar nestas SCUT.
O responsável adiantou que "existem projetos-lei na Assembleia da República para revogar o dispositivo eletrónico de matrícula", apresentados pelo PCP, PSD e BE.
No próximo sábado, as comissões de utentes voltam a reunir-se para agendar "protestos mais contundentes" contra o Governo. FONTE: RVM com Lusa.

Últimas