Em ano de crise, as Comédias do Minho decidiram dar continuidade aos projectos essenciais, mas perante alguns cortes anunciados, a direcção da Associação para a Promoção de Actividades Culturais no Vale do Minho optou por investir na equipa de cinco actores.
A sessão pública de apresentação da programação 2012 tem lugar,esta tarde, na Casa da Cultura, em Melgaço, mas o director desta associação adiantou à RVM que se trata de uma programação “muito boa” face a cortes “esmagadores e ameaçadores” na área cultural. João Pedro Vaz realça que estão na “linha de àgua”, depois de, este ano, ter falhado o apoio da Direcção-Geral das Artes com uma “grande” redução. Por outro lado, enaltece papel das câmaras municipais do Vale do Minho em manter este projecto como uma prioridade.
De entre os projectos considerados prioritários para este ano, João Pedro Vaz destaca a segunda edição do Fitavale, Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho, depois do sucesso de 2011, a quarta edição de «As Margens» e ainda a aposta num espectáculo de dança nas paisagens naturais da região, entre Junho e Setembro.
A aposta na formação também está presente na programação para 2012 da Comédias do Minho. A direcção dá continuidade ao curso de teatro para as escolas, em curso desde Setembro, e que pretende formar professores, para a 19 de Maio, alunos e docentes apresentarem os trabalhos finais. João Pedro Vaz fala numa iniciativa inédita e ganha.
Apostando na máxima de quem “em ano de crise é preciso optimismo”, a Comédias do Minho apresenta uma programação para 2012 diversificada e de contacto com as populações da região.
Depois de no ano passado a sessão de apresentação pública ter decorrido na cidade de Valença, este ano desloca-se até Melgaço. Para além de jornalistas serão convidados a estarem presentes programadores de algumas instituições nacionais e representantes de associações culturais locais dos cinco municípios do Vale do Minho com quem colaboram, e câmaras municipais.
A apresentação está agendada para as 18h00 na Casa da Cultura de Melgaço.
Comentários: 0
0
0