PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Combate da Coca e S. Jorge regressa em dia de inauguração da “Casa do Loreto”

7 Junho, 2012 - 08:29

278

0

Esta quinta-feira é o ponto alto das festividades e terá como destaque a inauguração da “Casa Loreto”, o novo edifício que irá albergar alguns serviços técnicos e administrativos da autarquia.

Está aí mais uma Festa da Coca/ Corpo de Deus, as festividades do concelho de Monção que, este ano, se estendem por cinco dias, tendo iniciado na quarta-feira e término previsto para o próximo domingo.

Esta quinta-feira é o ponto alto das festividades e terá como destaque a inauguração da “Casa do Loreto”, o novo edifício que irá albergar alguns serviços técnicos e administrativos da autarquia.
A nova estrutura resultou de um investimento superior a 800 mil euros, tendo sido comparticipado em 80 por cento, pelo programa comunitário ON2 – O Novo Norte.

O vice-presidente do executivo, Augusto Domingues, considera que, com o novo equipamento, estará garantida maior “funcionalidade”. Neste espaço, ficarão instalados os serviços de ação social, educação, urbanismo e obras públicas.
A inauguração está marcada para as 10h00. Ainda assim, o novo espaço apenas entrará em funcionamento “dentro de um mês”.

Pela tarde, haverá o habitual cortejo etnográfico, pelas 15h00, e a eucaristia e procissão solene, pelas 17h00. O dia das festividades termina com o tradicional combate entre São Jorge e a Coca, pelas 19h00.

Na sexta-feira, decorrerá um live cooking, no âmbito de um concurso de gastronomia, promovido pelo Curso Técnico de Restauração/ Cozinha/ Pastelaria da Escola Profissional do Alto Minho Interior. O evento decorre pelas 21h00, na Praça Deu-la-Deu.

O programa das festividades do Corpo de Deus/ Festa da Coca continua no sábado, com um concerto a cargo de quatro corais polifónicos juvenis. O “Junho Polifónico” tem hora marcada para as 21h00, no Largo de Camões. O evento é organizado pelo Coral Infanto-Juvenil Santa Luzia de Moreira de Monção.

No domingo, último dia das festividades, decorre o VIII Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas. Trata-se de um evento organizado pela Banda Musical de Monção e que vai contar com a participação de quatro bandas musicais, nacionais e galegas. O espectáculo está marcado para as 15h00, na Praça Deu-la-Deu.

Segundo o vereador da Cultura, devido às exigências da troika e do Governo, as festividades de 2013 serão “encostadas ao fim-de-semana”, uma vez que, para esse ano, este será um dos feriados religiosos a ser suspenso. O programa será, ainda, encurtado para dois dias apenas.

Apesar dos constrangimentos, Augusto Domingues garante que estas “festas do concelho não vão acabar” em “defesa da tradição”, quer católica, quer profana.