PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Combate da Coca e S. Jorge regressa em dia de inauguração da “Casa do Loreto”

7 Junho, 2012 - 08:29

162

0

Esta quinta-feira é o ponto alto das festividades e terá como destaque a inauguração da “Casa Loreto”, o novo edifício que irá albergar alguns serviços técnicos e administrativos da autarquia.

Está aí mais uma Festa da Coca/ Corpo de Deus, as festividades do concelho de Monção que, este ano, se estendem por cinco dias, tendo iniciado na quarta-feira e término previsto para o próximo domingo.

Esta quinta-feira é o ponto alto das festividades e terá como destaque a inauguração da “Casa do Loreto”, o novo edifício que irá albergar alguns serviços técnicos e administrativos da autarquia.
A nova estrutura resultou de um investimento superior a 800 mil euros, tendo sido comparticipado em 80 por cento, pelo programa comunitário ON2 – O Novo Norte.

O vice-presidente do executivo, Augusto Domingues, considera que, com o novo equipamento, estará garantida maior “funcionalidade”. Neste espaço, ficarão instalados os serviços de ação social, educação, urbanismo e obras públicas.
A inauguração está marcada para as 10h00. Ainda assim, o novo espaço apenas entrará em funcionamento “dentro de um mês”.

Pela tarde, haverá o habitual cortejo etnográfico, pelas 15h00, e a eucaristia e procissão solene, pelas 17h00. O dia das festividades termina com o tradicional combate entre São Jorge e a Coca, pelas 19h00.

Na sexta-feira, decorrerá um live cooking, no âmbito de um concurso de gastronomia, promovido pelo Curso Técnico de Restauração/ Cozinha/ Pastelaria da Escola Profissional do Alto Minho Interior. O evento decorre pelas 21h00, na Praça Deu-la-Deu.

O programa das festividades do Corpo de Deus/ Festa da Coca continua no sábado, com um concerto a cargo de quatro corais polifónicos juvenis. O “Junho Polifónico” tem hora marcada para as 21h00, no Largo de Camões. O evento é organizado pelo Coral Infanto-Juvenil Santa Luzia de Moreira de Monção.

No domingo, último dia das festividades, decorre o VIII Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas. Trata-se de um evento organizado pela Banda Musical de Monção e que vai contar com a participação de quatro bandas musicais, nacionais e galegas. O espectáculo está marcado para as 15h00, na Praça Deu-la-Deu.

Segundo o vereador da Cultura, devido às exigências da troika e do Governo, as festividades de 2013 serão “encostadas ao fim-de-semana”, uma vez que, para esse ano, este será um dos feriados religiosos a ser suspenso. O programa será, ainda, encurtado para dois dias apenas.

Apesar dos constrangimentos, Augusto Domingues garante que estas “festas do concelho não vão acabar” em “defesa da tradição”, quer católica, quer profana.

Últimas