PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Minho

Cimeira Ibérica: Eixo Atlântico admite “agradável surpresa” com modernização ferroviária até 2018

10 Maio, 2012 - 08:22

349

0

O presidente do Eixo Atlântico considerou que a Cimeira Ibérica foi “uma agradável surpresa”, nomeadamente com a garantia de modernização da linha que serve a ligação entre Porto e Vigo, a concretizar até 2018.

O presidente do Eixo Atlântico considerou que a Cimeira Ibérica foi “uma agradável surpresa”, nomeadamente com a garantia de modernização da linha que serve a ligação entre Porto e Vigo, a concretizar até 2018.

Aludido às conclusões desta cimeira, José Maria Costa sublinhou as garantias dos dois governos em transformar o transporte de passageiros e mercadorias, entre o Norte de Portugal e a Galiza, através da implementação de uma ligação “mais moderna”.

Acrescentou ter informações de que “no imediato” deverão avançar melhorias ao nível do serviço, para tornar a ligação mais competitiva, seguindo-se a fase de projeto para a modernização dos 100 quilómetros, entre Nine, Viana do Castelo e Valença.

“Parece-nos um prazo importante e razoável. É possível, neste momento, melhorar os serviços. Este faseamento permite precisamente que até 2018 a via esteja totalmente modernizada”, sublinhou o presidente do Eixo Atlântico, que reúne as 34 maiores cidades daquela eurorregião.

“Há uma aposta clara dos dois governos em transformar esta via-férrea numa via de qualidade”, disse.

Além disso, acrescentou a importância de concluir a modernização, com a eletrificação e sinalização da linha, além da aquisição de novo material circulante, nos prazos agora previstos, tendo em conta que a prevista conclusão da ligação em comboio de alta velocidade à Galiza.

“A ligação da Galiza ao resto de Espanha, em alta velocidade, está precisamente prevista para 2018. Temos a possibilidade de ter, até essa data, a conciliação da nossa via-férrea modernizada, que será de alta prestação, com a de alta velocidade galega”, disse ainda José Maria Costa, admitindo que aquela eurorregiao vai finalmente “ter um serviço ferroviário do século 21”.

Além da modernização da Linha do Minho, o Eixo Atlântico saudou as “boas notícias” sobre o “início da resolução de problemas de mobilidade entre cidadãos e empresas” devido à “fronteira virtual” criada com o pagamento eletrónico das portagens nas antigas SCUT e que agora caminha para a interoperabilidade dos sistemas de pagamento, a concretizar até julho.

Últimas