PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

CIM promove seminário internacional sobre modelos de receção e gestão de áreas protegidas

20 Maio, 2013 - 09:31

135

0

Com esta iniciativa pretende-se suscitar uma reflexão aberta a todos os interessados que trabalham neste tipo de infraestruturas ou delas dependem na sua atividade diária.

“Áreas protegidas: infraestruturas recetivas e modelos de gestão” é o tema do primeiro seminário internacional que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai promover, nos dias 24 e 25 de maio, no Centro Escolar de Entre Ambos os Rios, Ponte da Barca, no âmbito do projeto Valor Gerês-Xurés, cofinanciado pelo POCTEP.

Com esta iniciativa pretende-se suscitar uma reflexão aberta a todos os interessados que trabalham neste tipo de infraestruturas ou delas dependem na sua atividade diária.

O seminário integra três painéis temáticos, designadamente “As Portas como estruturas multifuncionais”; “As Portas e a evolução dos seus modelos de organização” e “Uso Público nas Áreas Protegidas, evolução do conceito, funções e modelos de gestão, com um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros.

De referir que o projeto Valor Gerês-Xurés pretende desenvolver um modelo de gestão integrado das Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) e do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés (PNBLSX), espaços que integram o Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés.

O conceito de Portas do Parque foi desenvolvido desde a criação do PNPG, e pretendia, tal como os modelos de então, proporcionar uma orientação à visita do Parque, informando o visitante e sensibilizando-o para a problemática ambiental e da conservação da natureza.

Neste momento, o PNPG conta com 5 portas (Lamas de Mouro, Mezio, Lindoso, Campo do Gerês e Montalegre), cada uma com a sua temática específica, cuja abertura ocorre desde 2004.

Apesar de um modelo coordenado de conceção, a sua gestão é feita por 5 entidades distintas, seja pelas respetivas autarquias, seja por associações apoiadas pelas autarquias. No âmbito deste projeto, o PNBLSX tem a intenção de abrir as portas correspondentes aos seus seis municípios, igualmente com seis temáticas distintas e igualmente com uma gestão individualizada em cada município.

Perante esta diversidade de entidades gestoras e temáticas abordados por cada uma das portas, a CIM quer encontrar modelos articulados que permitam, simultaneamente, por um lado, o respeito pela individualidade temática de cada porta e da sua entidade gestora e, por outro, um conceito harmonioso das principais estruturas recetivas que organizam e apoiam a visita aos dois Parques.

Últimas