PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Cidade vai reunir responsáveis políticos e empresariais para discutir futuro da ligação ferroviária Porto

12 Setembro, 2011 - 08:31

133

0

Viana do Castelo vai ser palco, esta segunda-feira, de um encontro que vai sentar à mesma mesa, responsáveis políticos e empresariais para discutir o futuro da ligação ferroviária entre Porto – Vigo, na Galiza, que serve cerca de dois milhões de habitantes.

Viana do Castelo vai ser palco, esta-segunda-feira, de um encontro que vai sentar à mesma mesa, responsáveis políticos e empresariais para discutir o futuro da ligação ferroviária entre Porto – Vigo, na Galiza, que serve cerca de dois milhões de habitantes. A supressão do troço internacional chegou a ser anunciado em Julho passado pela CP. No entanto, um acordo alcançado com a transportadora ferroviária espanhola Renfe, permitiu manter o serviço até final deste mês. Preocupado com a indefinição que ainda paira sobre o futuro desta ligação, o Presidente da Câmara da capital do Alto Minho, decidiu convocar uma cimeira, no âmbito da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, da qual o autarca é membro. Na ocasião, será divulgado o resultado de um estudo que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Minho-Lima está a ultimar para entregar aos Governos dos dois países. O documento quantifica em cerca de 40 milhões de euros o investimento necessário para modernizar os cerca de 70 quilómetros de linha-férrea entre Nine e Valença.
De acordo com o estudo, o montante a investir permitiria reduzir para 75 minutos o tempo necessário para percorrer os 175 quilómetros que separam a cidade do Porto de Vigo, em Espanha. O tempo actualmente dispendido pelos utentes desta ligação ultrapassa as três horas.
Segundo o mesmo documento, após investimento na modernização e electrificação da linha de caminho de ferro o projecto implicaria a utilização de um comboio Alfa Pendular que garantiria o tempo de viagem previsto.
O encontro em Viana ocorrerá dias antes da reunião entre os ministros dos Transportes e Obras Públicas de Portugal e Espanha, de onde deverá sair uma decisão definitiva sobre as ligações ferroviárias entre os dois países ibéricos.
Do lado português foram convidados a participar nesta reunião, os presidentes das Câmaras do Porto, Barcelos, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, as associações empresariais do Porto e Viana, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
Do lado espanhol deverão estar presentes os alcaides de A Guarda, Tomiño, Tui, Porriño e Vigo, bem como a associação empresarial de Pontevedra, a Deputación de Pontevedra e a Junta da Galiza.

Últimas