Um centro multimédia moderno que “oferece acesso livre a tecnologia avançada, conteúdos culturais e atividades de lazer, promovendo a igualdade digital e a integração dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño”.
“Mais do que um espaço, este projeto reforça a cooperação transfronteiriça, incentivando o convívio, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências, independentemente das condições económicas ou académicas”, refere a autarquia.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, enaltece “um espaço de novas oportunidades baseado nos três ‘i’s’ de inovação, inclusão e igualdade para uma faixa etária que precisa de estar constantemente a ser estimulada, não só para aprimorar competências técnicas, mas também incentivar à criatividade e à autoexpressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.
Rui Teixeira reitera a juventude como uma das suas prioridades de intervenção municipal, “estando a implementar novas ideias e abordagens de caráter lúdico-pedagógico, garantindo que todos os jovens tenham a oportunidade de participar”.
Este projeto concretiza-se numa sala do piso superior da Biblioteca Municipal, disponibilizando a possibilidade de acesso a plataformas streaming e a videojogos de PlayStation, bem como a possibilidade de utilização de equipamentos de som para atividades dinamizadas por jovens (teatro, música…), contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e expressão de criatividade.
“Num ambiente dinâmico, o objetivo é proporcionar momentos de convívio através da exploração de interesses comuns nesta faixa etária”, refere ainda o Município.
Enquadrado na operação Rede Gov Minho, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP, o novo Espaço Juventude Sem Fronteiras é inaugurado dia 4 de abril, às 14h30.
Comentários: 0
0
0