PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira quer combater esta planta invasora mas acredita que pode ter potencial

18 Junho, 2026 - 10:50

284

0

Ambiente.

O Município de Vila Nova de Cerveira mostra-se determinado não só em combater como também explorar outros potenciais para a espécie exótica invasora Egeria densa, presente no estuário do rio Minho.

 

Utilizada frequentemente em aquariofilia, esta planta aquática de água doce tem vindo a expandir-se na região, afetando o equilíbrio dos ecossistemas e condicionando atividades como a pesca e a navegação.

 

Com o objetivo de contribuir para a gestão sustentável desta espécie e para a mitigação dos seus impactos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de ter luz verde à candidatura MAR-031.2.1-FEAMPA-00243 – “Gestão da planta aquática exótica Egeria densa – Contribuição para uma maior literacia ambiental”, no âmbito do Programa Operacional MAR 2030, cofinanciado pelo FEAMPA.

 

A iniciativa procura desenvolver soluções de gestão sustentável para esta espécie invasora, contribuindo para a mitigação dos seus impactos negativos e explorando, simultaneamente, o seu potencial de valorização.

 

A primeira fase consiste na caracterização química da planta, com vista à identificação de possíveis utilizações, bem como o mapeamento da sua distribuição no estuário do rio Minho.

 

O investimento total do projeto ascende a 25.717,12 euros, sendo cofinanciado em 70% pelo FEAMPA, através do Programa Operacional MAR 2030.

 

 

[crédito fotografia: Município VN Cerveira]