PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Beatriz Coelho brilhou na Noruega

17 Novembro, 2022 - 16:52

1261

0

European Young Chef Awards (EYCA’22).

O Vale do Minho esteve representado pela jovem de 17 anos, Beatriz Coelho, na Noruega (Trondheim), na 6ª edição do concurso European Young Chef Awards (EYCA’22) que decorreu de 10 a 14 de novembro.

 

Este concurso foi organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) em parceria com a Região Europeia da Gastronomia 2022 – Trondheim-Trøndelag. A abertura do mesmo teve a cargo da Ministra da Agricultura e Alimentação da Noruega, Sandra Borch.

 

Beatriz Coelho, natural de Vila Nova de Cerveira e ex aluna da ETAP – Escola Profissional, de Vila Praia de Âncora, apresentou a concurso as meias luas de Viana na sua receita tradicional e numa versão inovadora criada pela própria e pelo seu mentor, o Chef Rui Ribeiro, uma interpretação criativa e contemporânea de um prato de raízes minhotas, dando a conhecer o potencial da nossa gastronomia na prestigiada competição.

 

Trata-se de um doce tradicional conventual habitualmente feito e vendido antigamente no Recolhimento de Santiago, em Viana do Castelo.

 

 

 

Beatriz Coelho a mostrar ao júri como se fazem as meias luas de Viana

[Fotografia: DR]

 

A jovem minhota foi a vencedora da prova regional Minho Young Chef Awards 2021 (MYCA), que decorreu em fevereiro de 2022, promovida pelo Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidades Intermunicipais: Alto Minho, Cávado e Ave.

 

Nesta prova, onde pela quarta vez a região do Minho se fez representar através do Consórcio Minho Inovação, estiveram em competição nove regiões europeias da gastronomia que tiveram a oportunidade de construir uma experiência internacional baseada no conceito de sustentabilidade, a saber: 

 

 

  • Catalonia, European Region of Gastronomy awarded 2016;
  • Minho, European Region of Gastronomy awarded 2016;
  • Aarhus-Central Denmark Region, European Region of Gastronomy awarded 2017;
  • South Aegean, European Region of Gastronomy awarded 2019;
  • Slovenia, European Region of Gastronomy awarded 2021;
  • Coimbra, European Region of Gastronomy awarded 2021;
  • Trondheim-Trøndelag, European Region of Gastronomy awarded 2022;
  • Menorca, European Region of Gastronomy awarded 2022;
  • Haust-de-France, European Region of Gastronomy 2023.

 

O vencedor foi o jovem Pau Sintes Juanico de Menorca, Região Europeia da Gastronomia 2022 com um prato de beringelas ao estilo de Menorca “simples e complexo”, conquistando o júri internacional presidido pelo chef Espen Laumann, vencedor do prémio da edição de 2021 da região anfitriã, Trondheim-Trøndelag, Região Europeia de Gastronomia premiada em 2022.

 

O júri felicitou todos os participantes e salientou que cada um deles é vencedor pelo nível de talento e apresentação excecional vistos em cada prato.

 

O European Young Chef Award visou, mais uma vez, promover a inovação na cozinha tradicional, destacar as culturas alimentares sustentáveis e criar futuros embaixadores para os produtos locais/endógenos. Este evento, julgado por chefs e especialistas internacionais foi uma oportunidade para networking entre finalistas de competições que aconteceram em todas as regiões da Europa.

 

Dar ainda nota que durante estes dias, em Trondheim, Beatriz Coelho foi nomeada Embaixadora Regional do IGCAT para promover a diversidade cultural e alimentar.

 

Com o objetivo de sensibilizar para o papel vital que a comida local e a diversidade cultural desempenham em todas as nossas regiões, Beatriz Coelho, tornou-se Chefe de Cozinha do IGCAT. O prémio foi entregue pela Presidente do IGCAT, Diane Dodd, aos finalistas, em reconhecimento ao seu compromisso com o objetivo comum de adotar medidas mais ecológicas, social, cultural e economicamente sustentáveis. Os finalistas do European Young Chef 2022 juntam-se a uma rede de embaixadores regionais do IGCAT que tem vindo a crescer desde a 1ª edição da competição em 2016.

 

Esta iniciativa está inserida na candidatura “PA9: Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento”, aprovada pelo PO Norte 2020 e liderada pelo Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

 

 

[Fotografias capa: DR]

Tópicos:

#Concurso#Cozinha

Últimas