PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Centro Dramático de Viana representa a mesma peça pela 100.ª vez em três meses

22 Maio, 2013 - 08:59

116

0

A mais recente peça do Centro Dramático de Viana do Castelo vai ser representada esta quarta-feira pela 100.ª vez, em apenas três meses, algo inédito em 21 anos de atividade, anunciou hoje a companhia.

A mais recente peça do Centro Dramático de Viana do Castelo vai ser representada esta quarta-feira pela 100.ª vez, em apenas três meses, algo inédito em 21 anos de atividade, anunciou hoje a companhia.

Trata-se da peça infantil “Capuchinho Vermelho”, de Fernando Gomes, em cena em Viana do Castelo e que desde 23 de fevereiro já foi vista, segundo fonte da companhia, “por mais de 8.000 espetadores, entre pequenos e graúdos”.

Esta produção do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN-CDV) permitiu inaugurar o novo palco infantil do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, tendo-se revelado “um autêntico sucesso, estando esgotadas as sessões para escolas até ao final de junho”. Recebeu espetadores de estabelecimentos de ensino de todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo, além de escolas de Braga e do Porto.

“Em 21 anos de atividade é a primeira vez que a companhia comemora a 100.ª representação de uma peça de teatro”, sublinhou a fonte, assumindo tratar-se de um “feito” que resulta da “aposta do teatro para a infância com carreiras que acompanhem o ano letivo”.

Segundo o ator e encenador Fernando Gomes, autor da peça, esta foi inspirada na conhecida série infantil “Rua Sésamo”, onde ele próprio participou, há vários anos, na versão portuguesa. Além da história tradicional, a peça “Capuchinho Vermelho” apresenta canções infantis e uma abordagem que permite “um contacto direto e participativo com as crianças”, transmitindo-lhes “valores essenciais desde o incentivo à leitura como fonte de prazer e divertimento, ao gosto pela arte, e neste caso, pelo teatro em particular”, esclarece o TN-CDV.

Esta é já a 113.ª produção da única companhia profissional de teatro no distrito de Viana do Castelo e estará em cena até 29 de junho.

Em comunicado, a companhia recorda que “apesar de não ter sido contemplada” pelo concurso para apoios públicos entre 2013 e 2016, lançado em abril pela Direção-Geral das Artes, continua “a desenvolver a sua intensa atividade artística em vários palcos”.

A exclusão destes apoios foi confirmada este mês, não contando com qualquer verba de apoios do Estado prevista até 2016, pelo que o futuro do TN-CDV será decidido numa assembleia-geral de cooperantes também agendada para esta quarta-feira, às 18:30.

Últimas