PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha/Cais da Rua: PSD congratula-se com obra mas lembra que foi anunciada pelo anterior Executivo

12 Janeiro, 2017 - 13:58

128

0

Sociais-democratas comprovam-no com imagens retiradas de jornal local datadas de setembro de 2013.

O PSD Caminha congratulou-se esta quinta-feira com a anunciada requalificação do Cais da Rua, naquele concelho. A Polis Litoral Norte viu aprovada a candidatura Requalificação e Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha – Cais dos Pescadores, um investimento de 881.178,32 euros, financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75%. “A obra da marginal de Caminha, no âmbito do Programa Pólis Litoral Norte, foi uma realidade anunciada em Setembro de 2013 pelo anterior executivo, com projetos trabalhados ao longo de muito tempo e assinados pelo arquiteto Paulo Calapez”, recorda a direita caminhense. “Foi este o pensamento do anterior executivo, que com muito trabalho e investimento, mostrou a todos os caminhenses que esta obra se iria tornar realidade. Passados três anos, da apresentação do projeto, eis que surge a boa nova de que o projeto terá agora financiamento e que irá arrancar a fase correspondente à requalificação do cais dos pescadores”, sublinha o PSD em nota enviada à imprensa. A comprovar, o partido envia em anexo imagens retiradas do jornal «Caminhense», de setembro de 2013, que “retratam o projeto do PSD para a Marginal”.
“Como todos podem verificar o anterior executivo colocou como prioridade potenciar o património assim como a sua ligação marítima e a sua zona ribeirinha. O cais dos pescadores que foi aprovado agora, já estava previsto e projectado para ser uma realidade”, demonstram os sociais-democratas. No entanto, na mesma nota, o PSD lamenta que “sabendo este executivo que o Cais dos pescadores de Caminha já estava projectado e que havia uma candidatura a decorrer para execução de uma das fases deste projecto da Pólis, não tenham dito desde logo, aos pescadores e os mesmos tivessem que ter recorrido ao Orçamento Participativo para voltarem a chamar à atenção que necessitavam de melhorias naquele que é o seu local de trabalho de excelência”.
Esta intervenção, recordou recentemente a maioria socialista na Câmara de Caminha, tem como objetivos o aumento da área do “plateau” do cais de forma a possibilitar, não só uma maior arrumação de embarcações em seco (para atividades de manutenção/reparação) como o incremento da capacidade de manuseamento de aprestos de pesca; a melhoria das condições de uso da rampa-varadouro; o incremento da capacidade de atracação, nas devidas condições de segurança, e uma maior aproximação do cais ao canal de navegação (onde os fundos batimétricos são mais favoráveis, principalmente para embarcações de maiores dimensões); e uma perspetiva de funcionamento e indissociável convivência com a população local e turistas, consentânea com a nova e moderna Marginal de Caminha que no futuro próximo se pretende tornar realidade.

Últimas