Caminha vai pagar menos impostos para o próximo ano.
Assim está previsto no Orçamento Municipal para 2025 que irá ser discutido ainda esta semana em reunião do Executivo Municipal.
“Este é um orçamento que tem uma forte aposta no investimento e em infraestruturas, qualificando cada vez mais o nosso território. Mas, para além de termos investimento, de termos coesão territorial e social, entendemos ser este o momento para baixar os impostos de uma forma sustentável”, adiantou o Presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho.
“Isto já vem em linha daquilo que fizemos no último orçamento onde conseguimos baixar o IMI. Desta vez, vamos reduzir o IMI, vamos baixar o IRS e vamos baixar a derrama”, recordou.
Mas o que é que vai baixar?
“Ao nível do IRS estamos a falar de uma perda de receita a rondar os 100 mil euros. No IMI, será uma perda de 90 mil euros. Na derrama serão cerca de 21 mil euros que deixarão de estar ao dispor dos cofres da Câmara Municipal e que vão ficar nos bolsos das nossas famílias e das nossas empresas”, enumerou Rui Lages.
“São passos curtos que damos. Mas são passos firmes. Não quero fazer descidas drásticas de impostos, para no ano a seguir ter de os voltar a subir. A população de Caminha pode contar comigo para contas certas”
O Presidente da Câmara fez as contas e mostra um Município cada vez mais saudável em números.
“Neste momento, o Município tem uma dívida de 13 milhões e 100 mil euros. Em 2021, esse valor era de 23 milhões e 900 mil euros. Isto indica que estamos a trabalhar com contas públicas sãs, saudáveis. Estamos por isso a diminuir os impostos das nossas famílias e empresas de uma forma sustentável e que queremos que seja duradoura”.
O próximo ano é de eleições autárquicas. Rui Lages rejeita qualquer tipo de “eleitoralismo” nestas medidas.
“Não passa por eleitoralismo. Passa única e simplesmente por tomar as medidas certas nos tempos certos. E os tempos certos são da consolidação das contas municipais. Quando conseguimos ver que temos vindo, de forma sustentável, a baixar a dívida da Câmara Municipal, entendemos também que é o momento de darmos alguma folga às famílias e empresas”.
“Irei trabalhar para baixar cada vez mais os impostos às nossas famílias”, assegurou.
Comentários: 0
0
0