PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha tem mais do que um mercado… tem “uma obra de arte!” [FOTOS]

18 Agosto, 2023 - 15:52

2671

0

Novo Mercado Municipal foi inaugurado esta sexta-feira.

“Este nosso novo Mercado é uma janela aberta virada para o Rio Minho e para o coração da Vila de Caminha”, considerou esta sexta-feira o Presidente da Câmara na inauguração do novo Mercado Municipal de Caminha.

 

Visivelmente orgulhoso, Rui Lages disse mesmo que o atual edifício é também “uma obra de arte”.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

No seu discurso, o autarca caminhense não poupou elogios ao seu antecessor Miguel Alves que foi, aliás, calorosamente aplaudido por duas vezes durante esta cerimónia.

 

No primeiro aplauso, que aconteceu durante o discurso do Presidente da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, o antigo Presidente da Câmara levantou-se e saudou mesmo a multidão presente numa enorme ovação.

 

 

“Um mercado de última geração”

“É normal que em obras como esta surjam sempre visões e opiniões sobre como é ou como deveria ser. A verdade é que temos aqui uma obra de arte que pode ser contemplada e interpretada”, destacou Rui Lages.

 

De olhos no povo, o edil socialista pretende que todos se orgulhem agora “de um mercado de última geração. Com equipamentos novos. Com mais vendedores. Com mais animação. Com mais dinâmica. E, acima de tudo, que possa ser uma nova centralidade para a vila e concelho de Caminha”.

 

Virou para o antecessor.

 

“Foi graças ao Presidente Miguel Alves que conseguimos encontrar o financiamento e obter o projeto tão necessário para a execução desta obra”, lembrou. Longo aplauso.

 

 

 

 

Miguel Alves, anterior presidente da Câmara, muito aplaudido na inauguração do novo Mercado Municipal

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

“O presente faz-se do passado mas sempre com os olhos postos no futuro. E o futuro que queremos para esta nova estrutura é um futuro próspero. Empreendedor e que dignifique quem cá trabalha”, prosseguiu Rui Lages.

 

“Não tenham dúvidas que esta é uma verdadeira obra de arte!”, reiterou. “Tem pormenores distintivos e características específicas”, apontou Rui Lages destacando o teto do edifício.

 

Terminou com uma palavra aos vendedores que “dentro de dias” deixarão o mercado provisório.

 

“A partir de agora, este será o vosso novo local de trabalho. Mimem-no. Usufruam-no. Cuidem dele! Mas, acima de tudo, potenciem-no!”, concluiu.

 

 

 

Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

O projeto do novo Mercado Municipal de Caminha, é da autoria dos arquitetos Rui Rosado Correia e Tiago Sousa.

 

Esta nova estrutura conta com quatro lojas viradas a sul, 12 bancas para venda de peixe, fruta e legumes, zonas de cargas e descargas, armazéns de frio, viveiro e outras valências.

 

Exteriormente, o novo complexo é composto por uma série de colunatas que permitem a transparência do mercado e ao mesmo tempo proteger do sol as pessoas que trabalham no mercado.

 

O investimento total rondou 600 mil euros. A arquitetura do edifício conferiu-lhe a marca de “janela aberta para o rio Minho“.

 

A obra teve financiamento comunitário, através do NORTE 2020 e dos Planos de Ação de Regeneração Urbana – PARU.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas