PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Sobe para SETE o número de infetados com legionella

14 Novembro, 2023 - 17:40

707

0

Legionella.

O número de pessoas do concelho de Caminha infetadas com ‘legionella’ subiu para sete. O sétimo doente é um homem de 97 anos.

 

Cinco doentes estão internados no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e um sexto, um homem de 86 anos, acamado, está a ser acompanhado no domicílio. Segundo a fonte, este idoso de 86 anos foi diagnosticado no hospital de São João, no Porto.

 

Das cinco pessoas hospitalizadas, uma senhora de 60 anos está internada nos cuidados intensivos, sendo que as autoridades continuam a investigar a origem da infeção.

 

Conforme avançou a Rádio Vale do Minho, há um  “foco” de legionella no concelho de Caminha.

 

O primeiro caso foi notificado no passado dia 10 de novembro às Autoridades de Saúde.

 

Ainda de acordo com o Município, “a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho tem em curso a respetiva investigação ambiental. A Câmara Municipal encontra-se em permanente contacto com o Delegado de Saúde do Alto Minho”. 

 

A bactéria legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos.

 

O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar.

 

Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia.

 

Os sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vómitos.

Últimas