PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Número de infetados com legionella sobe para OITO – Delegado de saúde assume cenário de “surto”

15 Novembro, 2023 - 12:58

769

0

Legionella.

Um total de oito pessoas do concelho de Caminha estão infetadas com legionella, anunciou o Presidente da Câmara, Rui Lages esta quarta-feira em conferência de imprensa.

 

“Temos oito pessoas infetadas divididas por três freguesias do concelho: Vila Praia de Âncora, Vilarelho e Moledo. São estes os dados que temos à presente hora relativamente a este foco de legionella no concelho”, disse Rui Lages aos jornalistas.

 

O autarca realçou ainda que “até ao momento, não existe indicação por parte das autoridades de saúde pública de necessidade de encerramento de qualquer equipamento ou estrutura municipal ou estrutura privada”.

 

“Se esta factualidade se alterar, agiremos em conformidade”, prosseguiu.

 

Nesta altura, referiu ainda Rui Lages está a tentar ser encontrada a origem deste foco. “Há muitos técnicos no terreno e esperamos ter no mais curto espaço de tempo possível os resultados desta investigação”, disse.

 

Por sua vez, o delegado de Saúde do Alto Minho, Luís Delgado, admitiu o cenário de “surto”.

 

A idade dos infetados situa-se entre os 54 e os 97 anos. Todos se encontram “estáveis”, mesmo a “senhora” que está internada nos cuidados intensivos.

 

O delegado de saúde do Alto Minho recomendou que idosos de Vila Praia de Âncora, Caminha, se “resguardem” durante as investigações sobre a origem do surto de “legionella”.

 

Os dois últimos doentes a serem identificados têm 74 e 97 anos. São de Moledo.

 

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila‘, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Caminha

Últimas