PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha instala cinco desfibrilhadores por todo o concelho (saiba onde)

15 Agosto, 2024 - 16:09

180

0

Paragem cardiorrespiratória é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos.

O Município de Caminha equipou com desfibrilhadores cinco espaços do concelho.

 

Em Caminha, estão disponíveis três postos: junto ao Mercado Municipal, próximo do Pavilhão Municipal, que serve também a Escola Secundária de Caminha, e nas instalações do Estádio Municipal Morber.

 

Em Vila Praia de Âncora, os equipamentos estão instalados na Rua Cândido dos Reis e junto às Piscinas Municipais, no contexto também da Escola Secundária, do Pavilhão Municipal e das Piscinas Municipais.

 

O Município recorda que “tem vindo a fazer uma forte aposta na defesa da sua população e a saúde é uma das áreas prioritárias”.

 

“Proteger a nossa população é sempre o nosso maior foco. Por isso, a partir de agora, a Câmara Municipal de Caminha tem certificados cinco postos de Desfibrilhadores Automáticos Externos [DAE], licenciados do INEM e que vão ter a parceria não só das corporações de bombeiros voluntários de Caminha e Vila Praia de Âncora, mas também da Guarda Nacional Republicana e da Capitania do Porto de Caminha, assim como dos vários agentes do território que participaram na formação e que estão também hoje aptos a socorrerem a nossa população”, explicou o
Presidente da Câmara, Rui Lages.

 

O autarca recordou que a paragem cardiorrespiratória é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos e que, em Portugal, estima-se que ocorram cerca de 10 mil casos todos os anos, quase sempre de forma súbita, inesperada e fora dos ambientes hospitalares.

 

“Quase sempre, a única forma eficaz para salvar a pessoa é a desfibrilhação elétrica, ou seja, o choque, como fator importante para amentar o tempo entre o momento em que ocorre o episódio crítico de colapso da vítima e o início das manobras de suporte básico de vida pelos técnicos habilitados”, disse.

 

Na definição do Serviço Nacional de Saúde, a paragem cardiorrespiratória (PCR) “é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Em consequência a pessoa: fica inconsciente, não responde, não respira ou não respira normalmente”.

 

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas