PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Executivo Municipal aprovou moção de apelo à paz na Ucrânia

3 Março, 2022 - 10:51

236

0

Solidariedade.

O Executivo Municipal de Caminha aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, uma moção de apelo à paz na Ucrânia que, recorde-se, foi recentemente vítima de invasão por parte da Rússia.

 

Esta invasão mereceu a condenação inequívoca de todos os elementos do Executivo porque, como se lê na moção aprovada, “nenhuma instituição democrática pode ficar alheia à violação dos Direitos humanos e do Direito Internacional”.

 

O documento sublinha também que “a Ucrânia é um Estado uno reconhecido pelo seu povo e pela Comunidade Internacional”.

 

Antes disso, a sessão iniciou-se com a apresentação do Voto de Pesar por parte do Presidente da Câmara, Miguel Alves, pelo falecimento do antigo Vice-Presidente da Câmara, Guilherme Lagido. 

 

Miguel Alves recordou o percurso pessoal e profissional do antigo autarca, destacando que, “na vida autárquica, envolveu-se na causa pública ao mais alto nível, fazendo valer e partilhando a favor da comunidade, os conhecimentos do técnico de excelência que foi. Responsável por diversos pelouros, dois dossiês, entre os muitos que orientou e dirigiu, conservarão a sua marca. Um deles é a revisão do Plano Diretor Municipal de Caminha, um trabalho difícil, quase sempre impopular e muitas vezes incompreendido”.

 

Mostrou também, sublinhou o presidente da Câmara, grande empenho na defesa da Serra d’Arga “a que se dedicou com paixão, lutando incansavelmente com os argumentos da razão, da ciência e do conhecimento. Conforta-nos saber que viveu, embora pouco, mesmo assim o suficiente para saber que a sua luta pela defesa da Serra d’Arga deu frutos, que valeram a pena todas as infindáveis horas, os dias, os anos de trabalho por esta causa; que foi o seu contributo fundamental para o sucesso de todos nós nesta luta, para o sucesso de uma comunidade que ama este Território”.

 

Após a aprovação do voto de pesar, foi respeitado um minuto de silêncio, em homenagem do ex-Vice-Presidente da Câmara de Caminha.

 

Recorde-se que Guilherme Cesário Lagido Domingos, que foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caminha entre 2013 e 2021. Faleceu na passada terça-feira de forma “inesperada e abrupta”, aos 68 anos.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas