A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Norte (URN) e da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), apreendeu cerca de três mil artigos contrafeiros em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, e Famalicão, no distrito de Braga.
No âmbito desta ação, realizada no contexto de dois processos-crime em investigação pela ASAE, foram executados 17 mandados de busca, nomeadamente domiciliários, não domiciliários e de pesquisa informática.
“Durante a operação foram apreendidos um total de 3.000 artigos contrafeitos, 2 computadores, 1 disco CCTV, 1 telemóvel, diversas etiquetas, chapas metálicas, apliques, e ainda um equipamento de iluminação e de estúdio, utilizado para a realização de transmissões ao vivo nas redes sociais, onde os artigos contrafeitos eram promovidos para comercialização”, refere a ASAE.
“Um dos suspeitos utilizava páginas nas redes sociais para divulgação e comercialização dos artigos falsificados, que posteriormente eram remetidos para diversos destinos em Portugal e também para o estrangeiro, recorrendo a meios de pagamento digitais”, acrescenta.
Foi detido um indivíduo e constituídos sete arguidos, todos sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
O valor total das apreensões ascende a um valor estimado de 95.000 euros.
A operação realizada no concelho de Caminha contou com o apoio dos Comandos Territoriais de Viana do Castelo e do Porto e da Unidade de Intervenção da GNR.
“A contrafação ao constituir um crime precedente do branqueamento de capitais, está frequentemente associada a infrações de outros foros, pelo que a ASAE continuará a acompanhar este fenómeno, promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, refere.
Comentários: 0
0
0