O Executivo Municipal de Caminha aprovou, por unanimidade, a criação da já designada por Eurocidade da Foz do Minho. Inclui o Município português de Caminha e os dois galegos de A Guarda e O Rosal.
Em nota divulgada, a autarquia caminhense considera que esta Eurocidade vai favorecer “a cooperação entre os três municípios num conjunto de áreas que são transversais e que são também pilares do desenvolvimento da região”.
A proposta aprovada para a criação desta Eurocidade foi subscrita pelos Presidentes de Câmara das três localidades envolvidas.
“Entendeu-se que unidos, a uma só voz, poderá haver uma maior força negocial, encontrar novas fontes de financiamento e, acima de tudo, promover os laços histórico-culturais que unem estas margens do rio Minho”, sublinha o documento.
Os signatários defendem a importância da cooperação transfronteiriça enquanto um instrumento válido para alcançar uma maior unidade entre cidadãos europeus, capaz de facilitar projetos e ações que tenham efetiva incidência entre Caminha, A Guarda e O Rosal, tendo em vista o desenvolvimento dos três municípios e o consequente benefício que isso trará aos seus habitantes.
Na Declaração, recorda-se que os municípios de Caminha, A Guarda e O Rosal “são territórios fronteiriços e limítrofes que contam com um rico património natural, histórico e cultural, partilham uma fronteira natural como é o Rio Minho e grande parte das suas principais características geográficas, económicas, sociais, históricas e culturais, o que favorece a cooperação entre eles, sem prejuízo da sua diferente estrutura política e administrativa”.
Quanto às áreas onde se acredita que a cooperação tripartida terá mais força, são referidos essencialmente o desporto, a cultura, o património, a promoção económica, o emprego, a política social e o turismo.
De referir que os pontos essenciais que conduziram à presente Declaração foram acordados há um mês, no dia 20 de maio, em reunião entre os três municípios, realizada na Câmara de Caminha.
Esse foi o terceiro encontro entre responsáveis dos municípios, tendo como ponto de agenda a criação de uma Eurocidade.
O segundo teve lugar no Rosal, no passado dia 10 de maio. Antes, ainda em Caminha, o Presidente da Câmara, Rui Lages, tinha reunido com o Presidente de A Guarda, Roberto Carrero, com o mesmo objetivo.
Comentários: 0
0
0