PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara paga portagens na “ponte” do 25 de Abril para chamar turistas

22 Abril, 2013 - 16:39

128

0

A Câmara de Viana do Castelo vai pagar as portagens na A28 aos turistas que pernoitarem nos hotéis do concelho durante a “ponte” do “25 de Abril” para dinamizar a atividade económica, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A Câmara de Viana do Castelo vai pagar as portagens na A28 aos turistas que pernoitarem nos hotéis do concelho durante a “ponte” do “25 de Abril” para dinamizar a atividade económica, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A campanha contempla dormidas em pelo menos uma noite do período entre 24 e 28 de abril. Segundo a mesma fonte abrange unidades hoteleiras de “todas as tipologias”, desde que aceitem descontar o valor das portagens naquela antiga Scut (via sem custos para o utilizador) no preço final do alojamento, sendo depois “ressarcidas” pelo município.

Esta será a segunda vez que a Câmara de Viana do Castelo assume o pagamento de portagens na A28 aos turistas. A campanha idêntica realizada na Páscoa permitiu garantir mais de 80 quartos naquele período, financiando 650 euros em portagens, segundo dados do município.

“Foram turistas que vieram a Viana do Castelo, que ficaram hospedados e que fizeram compras cá. Valeu a pena e, por isso, vamos repetir a iniciativa no 25 de abril”, afirmou logo na altura o autarca José Maria Costa.

A medida prevê um custo médio por família de oito euros, a descontar, mediante comprovativo, nas estadas em unidades hoteleiras do concelho.

Segundo o autarca socialista, no período da Páscoa, em que as principais unidades chegaram a apresentar taxas de ocupação superiores as 90%, estiveram também alojados nos diversos empreendimentos turísticos de Viana do Castelo “centenas de galegos”.

Em todo o concelho de Viana do Castelo, entre hotéis de duas a quatro estrelas e alojamentos de outras tipologias, existem 900 camas e mais de 450 quartos.

O pagamento de portagens neste período é uma medida justificada pela câmara para “contrariar a crise e as dificuldades, através de um sinal positivo, de esperança e para que as pessoas tenham vontade de vir a Viana do Castelo”.

Desde a introdução de portagens na A28 – antiga Scut que liga Viana do Castelo ao Porto -, em outubro de 2010, os empresários da restauração do concelho estimam quebras no negócio superiores a 40%.

Além do pagamento das portagens, a autarquia preparou um plano de animação paralelo, associado à revolução dos cravos.

No feriado, 25 de abril, pelas 11:00, será feita uma homenagem ao antigo “Capitão de abril” Marques Júnior, falecido no último dia de 2012. Enquanto deputado (PS), representou o distrito de Viana do Castelo durante três legislaturas e vai passar a dar o nome à nova praça da cidade, que vai surgir junto ao pavilhão multiusos, em conclusão.

Em termos gastronómicos, a “Torta de Viana”, um doce típico local, vai estar por estes dias em destaque, com concursos e provas de degustação. No dia 27 de abril, pelas 11:00, está mesmo prevista a confeção de uma destas tortas em formato “especial”, para “abraçar” o secular chafariz da cidade, em plena Praça da República.

Últimas