PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara paga portagens em antiga Scut aos turistas da Páscoa

26 Março, 2013 - 14:14

136

0

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai pagar as portagens da ex-Scut A28 aos turistas que fiquem hospedados no concelho durante o período da Páscoa para tentar dinamizar a atividade económica.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai pagar as portagens da ex-Scut A28 aos turistas que fiquem hospedados no concelho durante o período da Páscoa para tentar dinamizar a atividade económica.

A medida, hoje apresentada no âmbito do programa de animação “Páscoa Doce”, prevê um custo médio por família de oito euros, a descontar, mediante comprovativo, nas estadas realizadas em unidades hoteleiras do concelho entre 26 de março e 01 de abril.

“É um esforço muito grande mas que esperamos tenha o seu retorno, animando mais os visitantes. Tentamos que as portagens não sejam um obstáculo, uma razão, para não virem a Viana do Castelo”, explicou a vereadora com o pelouro do Turismo na Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

Desde a introdução de portagens na A28 em outubro de 2010, antiga via Scut (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, os empresários da restauração do concelho estimam quebras no negócio superiores a 40%.

“Esta é a nossa forma de contrariar a crise e as dificuldades, através de um sinal positivo, de esperança e para que as pessoas tenham vontade de vir a Viana do castelo”, sublinhou Maria José Guerreiro, justificando a medida com a “conjuntura económica e social” que o país atravessa.

Em todo o concelho de Viana do Castelo, entre hotéis de duas a quatro estrelas e alojamentos de outras tipologias, existem 900 camas e mais de 450 quartos.

A medida permitirá, estima a autarquia, um desconto de oito euros para consumos, por quarto, que podem ascender a 100 euros.

Segundo a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), parceira da iniciativa municipal, as unidades hoteleiras da região apresentam taxas de ocupação, para esta Páscoa, que variam entre os 35 e os 40%.

“Em algumas destas unidades a ocupação está abaixo de anos anteriores, noutras está idêntico”, explicou Daniela Carreiras, da APHORT, sublinhando a “importância” deste apoio para “dinamizar a atividade económica”, não só da hotelaria, como também na restauração e do comércio local.

O programa “Páscoa Doce”, organizado pela Câmara de Viana do Castelo, decorre até 07 de abril e prevê concertos musicais, peças de teatro, eventos ligados à gastronomia e ao artesanato e ainda provas náuticas.

“Quanto mais gastarmos [em portagens] melhor. Era um sinal de que teríamos muita gente no concelho, mais visitantes”, rematou Maria José Guerreiro.

Últimas