PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Câmara homenageia nadadores-salvadores e concessionário da praia da Gelfa

22 Agosto, 2012 - 08:26

205

0

A presidente da Câmara de Caminha felicitou e agradeceu aos dois nadadores salvadores e ao concessionário praia da Gelfa que, esta semana, salvaram dois banhistas que se iam afogando fora da zona vigiada.

A presidente da Câmara de Caminha felicitou e agradeceu aos dois nadadores salvadores e ao concessionário praia da Gelfa que, esta semana, salvaram dois banhistas que se iam afogando fora da zona vigiada.

Júlia Paula Costa lembrou que a Praia da Gelfa reúne todas as condições de conforto e segurança, e sublinhou que “se a Câmara não tivesse lutado pela bandeira azul e garantido com o concessionário a manutenção dos nadadores salvadores, ontem teria havido uma tragédia na praia da Gelfa”.

Recorde-se que dois jovens, de 21 e 19 anos, foram salvos pelos nadadores-salvadores na praia da Gelfa, em Âncora. Os dois jovens encontravam-se fora da zona vigiada e só conseguiram sair da água devido à rápida intervenção dos dois nadadores-salvadores que fazem a vigilância na praia.

“A Praia da Gelfa é uma praia vigiada, apesar de não ter içada a Bandeira Azul da Europa”, salientou Júlia Paula Costa. No entanto, a Câmara Municipal e o Concessionário de Praia decidiram manter todas as exigências da Bandeira Azul, nomeadamente a vigilância com dois nadadores salvadores em permanência.

Aliás, foram precisamente estes nadadores-salvadores, Jorge Silva e Bruno Simões, que ontem agiram e evitaram uma tragédia na praia da Gelfa.

A presidente referiu ainda que “a praia da Gelfa é uma das melhores praias do Concelho e tem tido sempre análises de água excelentes. No entanto, um vez que não reunia as condições logísticas para a prática balnear exigidas pela ABAE, não podia candidatar-se ao galardão Bandeira Azul da Europa e, consequentemente, oferecer aos banhistas as condições de conforto e segurança adequadas”.

Foi nesta base que o Município de Caminha investiu mais de 1,3 milhões de euros, com financiamento de 80% pelo FEDER, para requalificar toda a zona envolvente da praia. Agora, a nova Praia de Gelfa possui uma zona de estacionamento com uma capacidade de 120 lugares. Conta com uma rua principal completamente pavimentada e com as infraestruturas hidráulicas necessárias ao usufruto em pleno dos veraneantes. Disponibiliza um passadiço de madeira, que vai desde o parque de estacionamento até ao Forte do Cão, com cerca de 2 000 metros², e um outro com cerca de 1600 metros, que liga ao Campo de Futebol.

A praia da Gelfa foi galardoada pela primeira vez, este ano, com o galardão Bandeira Azul da Europa. Contudo, aquando das vistorias da ABAE para verificação dos cumprimentos dos critérios exigidos para a atribuição do galardão, a Bandeira Azul não foi entregue, porque faltava atribuir a concessão balnear e a respetiva vigilância e segurança dos banhistas (contratação de nadadores salvadores), o que é da responsabilidade da ARH. Esta situação ficou concluída durante a época balnear, mas fora do prazo estipulado pela ABAE.

Últimas