PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Barbosa: “Parece-me que o PS está apenas preocupado em denegrir a imagem de Monção”

28 Fevereiro, 2020 - 11:14

365

0

PUB “Parece-me que o PS está apenas preocupado em denegrir a imagem do concelho quando deveria estar preocupado em colocar Monção lá em cima“. Foi desta forma que o presidente […]

PUB

“Parece-me que o PS está apenas preocupado em denegrir a imagem do concelho quando deveria estar preocupado em colocar Monção lá em cima“. Foi desta forma que o presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), reagiu esta quinta-feira – em sessão da Assembleia Municipal, ao recente comunicado enviado pelos socialistas à comunicação social onde o partido tomou posição sobre a recolha e transporte de resíduos sólidos no concelho.

Em tom pragmático, Barbosa acusa o PS de estar a mentir ao dizer que “o problema persiste não se vislumbrando qualquer melhoria”. Na resposta, o presidente da Câmara sublinhou que “continuamos a ter um problema, mas as melhorias são visíveis no terreno e não temos o lixo da mesma forma que tínhamos há um mês”.

“Mas não estou satisfeito. Enquanto que o serviço não estiver a ser prestado de acordo com aquilo que é o caderno de encargos, naturalmente que nem eu nem ninguém está satisfeito”, disse.

 

Barbosa: “Enquanto que o serviço não estiver a ser prestado de acordo com aquilo que é o caderno de encargos, naturalmente que nem eu nem ninguém está satisfeito.”

 

Barbosa prosseguiu e leu o parágrafo em que o PS defende que “urge, explicar aos cidadãos de Monção que a situação hoje vivida resulta, de uma (má) opção política do Executivo do PSD”. Na correção, o edil lamentou que o PS “se tenha esquecido de dizer que foi uma opção política transversal, dado que foi feita do princípio ao fim pelo PSD e pelo PS [no Executivo Municipal]”.

O autarca social-democrata também não deixou passar em branco a última frase do comunicado socialista. “Como diz o Presidente são opções políticas e, esta, uma vez mais, foi uma má opção política”, escreveu o PS. Já António Barbosa frisou que “não houve opção política nenhuma. Houve o cumprimento da legislação”.

De fogo cerrado à esquerda, Barbosa lamentou ainda as duas fotos de contentores a abarrotar de lixo que o PS anexou ao comunicado também divulgado nas redes sociais. “Uma posição coerente não é tirar fotografias de forma isolada para fazer notícia, mas sim pegar nisso e ligar para os serviços”.

E foi mais longe. “Sabem quantas vezes é que o PS Monção mandou um e-mail para a Câmara sobre esta questão do lixo? Nunca até ao dia de hoje! Mas para fazer comunicados para a imprensa para denegrir a imagem do concelho já há tempo!”, exclamou.

 

Luságua vai mesmo ser penalizada

 

Apesar das melhorias verificadas, a Luságua – empresa atualmente responsável pela recolha de resíduos sólidos urbanos em Monção – já não se livra de uma coima.

“Ainda esta semana foi fechado o caderno das penalidades que vão ser aplicadas à empresa relativamente ao contrato do mês de janeiro e posso-vos garantir que a coima que vai ser aplicada não é meiga”, disse o presidente da Câmara.

De resto, António Barbosa assegurou que “está a ser feito tudo aquilo que está ao nosso alcance”.

“Tem sido feito um trabalho extraordinário e as coisas têm melhorado. Temos estado permanentemente no terreno. A partir da próxima segunda-feira iremos mesmo ter gente a acompanhar os camiões do lixo para termos a certeza de que o contrato está mesmo a ser cumprido”, garantiu o autarca.

 

CDS reconhece melhorias

 

Do lado do CDS-PP, a avaliação sobre a recolha de lixo no concelho teve nota mais positiva. “Se há um mês a situação era insustentável tal era o péssimo serviço prestado pela Luságua, é justo considerar que começo a ver uma luz ao fundo do túnel, disse a deputada Elisabete Amoedo.

“Depois do período de adaptação da empresa à realidade do concelho, era hora de apresentar créditos que demonstrassem serem capazes de cumprir o que está determinado no contrato. Parece-me que o serviço, longe de ser perfeito, melhorou de forma indiscutível”.

No entanto, Elisabete Amoedo concluiu a chamar a atenção para o período de Verão. “A quantidade de lixo recolhida em fevereiro deverá ser irrisória quando comparada com o mês de agosto. Longe de mim querer ser profeta da desgraça, mas acho que devemos estar atentos… acompanhar o trabalho que está a ser feito mas não descurar a capacidade da empresa para os meses que se avizinham”, alertou.

 

Comunicado do PS enviado à imprensa e também divulgado nas redes sociais

 

PUB

Últimas