PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Barbosa: “Ficou demonstrado que manter o ‘barracão’ faz todo o sentido”

12 Março, 2019 - 04:02

227

0

Dezenas de comensais marcaram presença esta segunda-feira na Ceia Medieval que deu início às comemorações do Feriado Municipal de Monção. O repasto decorreu no antigo armazém da CP, um edifício […]

Dezenas de comensais marcaram presença esta segunda-feira na Ceia Medieval que deu início às comemorações do Feriado Municipal de Monção. O repasto decorreu no antigo armazém da CP, um edifício que chegou a gerar acesos debates entre as duas maiores forças políticas do concelho [PSD e PS] nos dias em que a requalificação da envolvente da antiga estação da CP passou pela mesa do Executivo Municipal. Aquele antigo armazém, também chamado de barracão, chegou a ter os dias contados. Ainda ao leme da edilidade, os socialistas defendiam a demolição do espaço. O PSD mostrou-se sempre contra.

Em 2017, os sociais-democratas passaram a ser a força política mais forte e foi em agosto do ano passado que a maioria laranja garantiu que o antigo armazém da CP vai ser mantido durante a intervenção naquela envolvente. Os socialistas não se opuseram.

 

António Barbosa:  “Imaginando aqui pedra e vidro, antevejo um espaço de muito futuro naquela que será também uma das zonas mais nobres de Monção no futuro.”

 

“Sempre defendi que este barracão é um marco histórico na nossa vila. Diz muito a muita gente numa zona que marcou uma geração”, disse o presidente da Câmara, António Barbosa, à Rádio Vale do Minho durante a Ceia Medieval. “Este evento mostrou todas as potencialidades que este espaço tem. Estando aqui dentro, percebe-se a dimensão que este espaço tem”, apontou. “Quem passa lá fora tem a ideia de que este é um espaço pequeno. Mas não. É muito grande e ficou provado que mantê-lo faz todo o sentido”. E quase que no imediato, Barbosa começou a gizar o novo visual do barracão. Tornar-se um espaço cultural está entre as maiores probabilidades. “Imaginando aqui pedra e vidro, antevejo um espaço de muito futuro naquela que será também uma das zonas mais nobres de Monção no futuro”.

 

Ponte do Mouro Medieval realiza-se a 8 e 9 de junho

 

Visivelmente radiante com o êxito da Ceia Medieval, Barbosa mostrou-se ainda mais feliz após a certeza deixada pela Associação Buraca da Moura. Este ano haverá nova edição do Ponte do Mouro Medieval. A iniciativa irá ter lugar a 8 e 9 de junho, na localidade de Barbeita/Ceivães. “É um evento que vai de certeza dar este ano um grande salto qualitativo”, disse António Barbosa que desempenhou o papel de… D. Afonso III. Mas só nas vestes porque, sorriu, de monarca e absolutista diz nada ter. “Estes primeiros 16 meses de mandato são uma evidência disso. Da forma aberta como temos governado. Ouvimos toda a gente. Levamos as reuniões de Câmara pelas freguesias. Fazemos Assembleias Municipais descentralizadas”, enumerou. “Penso que é desta forma que temos de trabalhar… de porta aberta. Estamos lá, mas foi o povo que nos elegeu. Temos de estar disponíveis para ouvir, trabalhar e tentar responder aos anseios da população”, concluiu.

 

Comemorações prosseguem esta terça-feira

 

Nesta terça-feira, feriado municipal, o programa começa às 11h00 com a saudação da Banda Musical de Monção. Vai seguir-se a cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, no Cine Teatro João Verde. Durante a tarde, pelas 15h00, no mesmo local, decorre a inauguração da Plataforma Arte e Cultura – PAC. . “Irá dar um espaço físico àquilo que já existe em termos de intervenção cultural no nosso concelho”, explicou recentemente o vice-presidente da Câmara, João Oliveira. “Será um espaço direcionado para dinamização de várias atividades”, acrescentou.

 

No momento em que as datas do Ponte do Mouro Medieval foram reveladas… uma cascata de fogo preso no exterior

 

PUB

 

Últimas