PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Autárquicas: 30 anos de poder socialista em Melgaço agravaram desertificação. Manuel Fernandes (PSD) não exclui candidatura

11 Outubro, 2012 - 11:44

247

0

Ao fim de trinta anos de maioria socialista em Melgaço a oposição garante que problemas como a desertificação e a falta de oportunidades “agravaram-se” e ameaçam “fechar” o concelho, afirmou o único vereador do PSD.

Ao fim de trinta anos de maioria socialista em Melgaço a oposição garante que problemas como a desertificação e a falta de oportunidades “agravaram-se” e ameaçam “fechar” o concelho, afirmou o único vereador do PSD.

O líder da estrutura local do PSD, Manuel Fernandes, assume que problemas como o despovoamento do concelho, atualmente o menos populoso do distrito de Viana do Castelo com cerca de 9.000 habitantes, ou a falta de emprego “agravaram-se” nos últimos anos, fruto de uma estratégia que se revelou “um verdadeiro desastre” para Melgaço.

Apesar das “dificuldades” que o concelho, tipicamente de interior, enfrenta, Manuel Fernandes afirma assistir desde as eleições de 2009 a um “mandato típico de fim de ciclo”.

O social-democrata apenas sublinha dois aspectos positivos da governação de Rui Solheiro, e que já eram reivindicados há muito pelo PSD.

Trata-se da requalificação das Termas de Melgaço e da Escola Superior de Desporto, “que mais vale tarde do que nunca”, assegura Manuel Fernandes.

Com a não recandidatura de Rui Solheiro, as eleições de 2013 implicarão uma mudança na liderança, mas para o PSD a altura é ainda de escolha do candidato, o que deverá decorrer até final do ano.

Manuel Fernandes confirma que não se exclui de uma candidatura, mostrando-se disponível para salvaguardar os interesses de população”.

O social-democrata é também o único vereador da oposição na Câmara de Melgaço, em contraponto com a esmagadora presença de seis vereadores do PS que, com o líder histórico Rui Solheiro – no poder desde 1983 -, garantiu nas últimas eleições autárquicas 71,2 por cento dos votos.

A representação da oposição em Melgaço é de facto reduzida e nas últimas eleições o PSD não foi além de 23,7 dos votos, perante oito maiorias absolutas consecutivas do atual autarca, eleito pela primeira vez com 28 anos.

A CDU, a terceira força política do concelho, com dois por cento, até recebeu menos votos do que a votação em branco (2,15 por cento) nas últimas eleições, enquanto que das Juntas de Freguesia do concelho, 15 são lideradas pelo PS e apenas duas pelo PSD.

Últimas